Ménage à trois | ENANAS DE LANAS

Foto 1

No início de 2018, A Escola da Noite tem o prazer de acolher no Teatro da Cerca de São Bernardo a estreia do primeiro espectáculo de uma recém-nascida companhia de teatro italo-espanhola, a “Enanas de Lanas” (“Anãs de Lã”).

“Ménage à trois” cruza as linguagens do teatro de marionetas e da commedia dell’arte e propõe-nos uma comovente reflexão sobre a Morte e a variedade das relações humanas.

Depois de uma primeira fase do trabalho realizada em Itália, o grupo volta a reunir-se em Coimbra, numa residência artística que culmina com duas apresentações públicas no TCSB, a 24 e 25 de Janeiro.

A protagonista da peça é a morte, que aqui surge com uma dupla natureza: por um lado, espera as suas vítimas como uma “sombra negra”; mas por outro é uma criatura pequena e ingénua, que só está à procura de alguma forma de vida, que sempre acaba por fazer desaparecer. Por isso, a “nossa” morte sofre de uma solidão imensa: tudo aquilo de que se aproxima é levado pela sua “sombra”.
Na sua longa viagem através de um infinito espaço vazio, encontra um dia duas pessoas, um casal de idosos: Bruno e Adelita. Os dois vivem juntos há muito tempo, são velhos e já não se suportam: cumprem todos os dias as mesmas rotinas, cada um com a sua tarefa de velho e sem nenhuma vontade de comunicarem entre si. Mas na verdade eles não podem viver um sem o outro. Quando a Morte entra em casa deles, o seu amor volta a revelar-se: Adelita faz tudo para salvar a vida de Bruno, tentando seduzir a Morte. Num primeiro momento parece consegui-lo, pois enquanto brinca e se deixa seduzir, a Morte quase se esquece do seu trabalho: tirar a vida ao casal.
Finalmente, a Morte começa a dançar com os velhos e fá-los desaparecer no seu eterno abraço. Quando tudo acaba, ela está de novo sozinha, num espaço imenso e outra vez com um enorme vazio.

TEATRO DE MARIONETAS [ESTREIA]
Ménage à trois
Enanas de lanas (Itália)

direcção Daniele La Torre encenação Daniele La Torre e Pilar Peñalosa desenho e construção dos bonecos Pilar Peñalosa desenho de luz Daniele la Torre direcção técnica Riccardo Cilro interpretação Daniele La Torre, Pilar Peñalosa, Paola Maria Cacace, Angela Severino produção Studio Z.E.B em cooperação com Asilo Filangieri di Napoli

24 e 25 de Janeiro de 2018
Quarta e Quinta-feira, 21h30
M/12 > 55′
Preços: 5 a 10 Euros

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Logo ENANAS

ENANAS DE LANAS

A companhia Enanas de lanas nasceu em Junho de 2017, graças ao afortunado encontro entre Daniele La Torre, músico e maestro, Paola Maria Cacace e Angela Dionisia Severino, actrizes e performers com formação em commedia dell’arte, e Pilar Pignalosa, cenógrafa, construtora e manipuladora de fantoches. O elemento que têm em comum é a concepção da arte como “artesanato”, ou seja, como a construção de algo que antes não existia a partir de um material, de uma voz, de um tecido ou de uma música.
https://www.facebook.com/enanasdelanas/

Comments are closed.