Som a som, tom a tom [música para pais e filhos] | CATRAPUM / VÂNIA COUTO

IMG_1529

Através de jogos, brincadeiras e exercícios auditivos e instrumentais, as crianças descobrem de onde vem o som, como ele se transforma e se diversifica, como nasce o ritmo e como as palavras e as histórias se transformam em música.

Para além do processo de aculturação musical e de sensibilização para a importância da música nas crianças, este contexto promove os laços familiares e a aprendizagem de novas formas de brincar e de comunicar, que facilmente poderão replicar no seu dia-a-dia.

OFICINA
Som a som, tom a tom [música para pais e filhos]
Vânia Couto

Próxima sessão no TCSB

4 de Novembro de 2017

sábado, 11h00
adultos + crianças dos 2 aos 10 anos > 50′
Preço: 10 € (adulto + criança)
[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

FOTOS

VÂNIA COUTO
Desde muito jovem participou em associações de música e de teatro amador. Mais tarde, em Coimbra (onde estudou Psicologia), a paixão cresceu através do contacto com diversos organismos culturais. Entrou para o GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra) em 2006, onde descobriu as raízes da música portuguesa, foi uma das fundadoras da Tuna da FPCEUC e participou ainda em diferentes eventos culturais académicos. Em espaços míticos da cidade, como a Casa de Fados Diligência, deixou-se também embalar por intermináveis noites de Fado Vadio. Foi um tempo de aventuras que acabaram por desaguar em projetos mais sérios. Explorou novos caminhos que a levaram ao curso de Jazz da escola Sítio de Sons, onde fez formação em guitarra e voz. Em 2010 realizou o Curso de Animadores Musicais da Casa da Música do Porto, no âmbito do projeto Sonópolis, vocacionado para o trabalho com comunidades. Em 2011, na empresa Tempos Brilhantes, fundou e desenvolveu projetos educativos ligados à música e ao teatro, leccionando, actualmente, expressão musical e dramática a alunos do ensino básico, pré-escolar e creche. Neste momento está a fazer o Curso de Pedagogia Musical de Jos Wuytack, uma metodologia educativa prestigiada para crianças dos 6 aos 10 anos.

Faz parte do projeto Macadame (música tradicional portuguesa com interpretações contemporâneas) e tem um projecto a solo. Em 2012 foi convidada para dar voz ao projeto Pensão Flor, cujo primeiro disco foi considerado um dos melhores álbuns de 2013 e que tem vindo progressivamente a ser reconhecido pelo público nacional e internacional.

Com o projecto Catrapum Catrapeia, dinamiza oficinas e espectáculos de expressão musical e dramática, para pequenos e graúdos, numa participação activa e didáctica.

Comments are closed.