Archive for Dezembro 4th, 2019

“Desmesura” em digressão

Quarta-feira, Dezembro 4th, 2019

A Escola da Noite leva o seu mais recente espectáculo a Évora e a Viana do Castelo. “Desmesura”, de Hélia Correia, será apresentado no Teatro Garcia de Resende e no Teatro Municipal Sá de Miranda nos dias 13 e 21 de Dezembro, respectivamente.

“Desmesura”, de Hélia Correia (foto: Eduardo Pinto)

Estreado em Coimbra no passado mês de Outubro, “Desmesura – exercício com Medeia”, de Hélia Correia, é uma revisitação ao mito imortalizado por Eurípides, a quem a escritora dedica o texto, como uma homenagem. Medeia, a mulher do herói Jasão, sofre em Corinto a traição do marido e o peso de ser uma estrangeira, com língua e cultura diferentes. Abandonada e prestes a ser expulsa, planeia e executa a vingança, cuja atrocidade nos interpela até hoje, quase 2500 anos depois de ter sido escrita.
Hélia conta-nos a tragédia a partir do espaço doméstico – a cozinha da casa de Medeia e Jasão, espaço das escravas mulheres a quem dá destaque na obra. Longe de se propor fazer qualquer tipo de actualização do mito, a autora, que gosta de “pensar helenicamente” quando se debruça sobre os textos gregos, realça assim, aos olhos dos leitores e espectadores dos nossos dias, alguns dos traços essenciais do mito original: a dominação entre humanos (senhores-escravos, cidadão-bárbaro, nacional-estrangeiro, homem-mulher) e a forma como as relações de poder são construídas, alimentadas e alteradas pelo poder das palavras, mas também o lugar da paixão, dos sentimentos, da irracionalidade no comportamento humano e nas relações sociais.

Um projecto com várias vozes
“Desmesura” é a 68.ª criação da companhia de Coimbra, que assim volta a mergulhar no universo dos grandes textos clássicos, mais de 20 anos depois de “As Troianas” de Eurípides (1997) e de “Os Persas” de Èsquilo (1999) e dezasseis anos depois de “O Horácio” de Heiner Müller (2003). O espectáculo é encenado por Igor Lebreaud, Jarbas Bittencourt e Sofia Lobo. Além dos elementos do grupo, conta na sua equipa criativa com as actrizes Ana Teresa Santos, Daniela Marques e Lucília Raimundo, com o artista plástico Carlos Júlio (espaço cénico) e ainda com o músico e compositor brasileiro Jarbas Bittencourt (direcção musical, música original e espaço sonoro).
Nesta primeira fase da sua digressão nacional, “Desmesura” é apresentado em Évora no Teatro Garcia de Resende (13 de Dezembro, sexta-feira, 21h30) e em Viana do Castelo no Teatro Municipal Sá de Miranda (21 de Dezembro, sábado, 21h30). Ambas as apresentações ocorrem no âmbito do intercâmbio que A Escola da Noite mantém com as companhias residentes nestes teatros: o Cendrev – Centro Dramático de Évora e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.

A Escola da Noite em digressão

Desmesura – Exercício com Medeia
de Hélia Correia
pel’A Escola da Noite