Cándido Pazó serve-se do teatro para representar e provocar o debate entre artistas e públicos sobre um tema que está no centro das atenções neste momento – a violência sobre as mulheres -, questionando as razões dessa violência. (…)
Com obras como “A Canoa” comprovamos como o teatro não só cumpre uma função artística, mas é também um reflexo da sociedade actual e das suas preocupações, como neste caso, em que se retrata a realidade da mulher do século XXI e que constitui um excelente meio didáctico com o fim de chamar a atenção para o problema, ao mesmo tempo que nos deleita enquanto espectáculo artístico.
Sara Bertojo, “La mujer, realidad social y personage teatral en La Piragua”, in Romera Castillo, José, El personage teatral: la mujer en las dramaturgias masculinas en los inicios del siglo XXI. Madrid: Visor Libros, 2009; pp.177-185.
texto e encenação Cándido Pazó tradução Cándido Pazó e Sofia Lobo interpretação Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash, Sofia Lobo cenografia João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano figurinos, adereços e imagem gráfica Ana Rosa Assunção iluminação Afonso Castro música Manuel Riveiro Hermo vídeo Eduardo Pinto assistência de encenação Cristina Janicas voz-off Catarina Moura direcção de cena Miguel Magalhães montagem e operação técnica Rui Valente e Zé Diogo produção Pedro Rodrigues assistência de produção Nilce Vicente
M/14 > 1h40’
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
17 de Setembro a 18 de Outubro
quinta a sábado, 21h30
domingos, 16h00
(excepto 4 de Outubro, dia das eleições legislativas)
5 a 10 Euros
SESSÕES PARA O PÚBLICO ESCOLAR
(3.º Ciclo, Ensino Secundário e Ensino Profissional)
30 de Setembro a 16 de Outubro:
quarta a sexta-feira, 11h00 ou 15h00
23 a 26 de Novembro:
segunda a quinta, 11h00 ou 15h00
3 Euros/aluno(a)
[entrada gratuita para professores/as acompanhantes
e para alunos/as abrangidos pelo escalão A da ASE]
lotação máxima: 100 alunos/as
Tags: A Canoa, Cándido Pazó, Sara Bertojo