Aproxima-se o final da temporada da mais recente produção d’A Escola da Noite: “TNT [Tumulto no Teatro]”, a partir de três peças de Raul Brandão, tem a última apresentação marcada para o próximo domingo, 26 de Outubro, no Teatro da Cerca de São Bernardo.
O espectáculo inclui a representação das peças “Eu sou um homem de bem”, “O doido e a morte” e “O rei imaginário”, propondo uma leitura cénica mais ampla da obra de Raul Brandão, considerada revolucionária no contexto da literatura e do teatro portugueses na primeira metade do século XX.
As três peças escolhidas adoptam registos diferentes (entre a farsa e a tragédia) e “gravitam em torno de uma meditação paradoxal sobre o sentido e o valor da vida”, afirma Sílvia Brito, que as classifica como “três momentos de confronto existencial perante o sentido do dever, o desejo de liberdade e a resistência na abjecção”.
Sobre o título do espectáculo, a encenadora justifica: “quem comanda a acção é o Sonho, essa sombra inflamada que o homem transporta em si – um sonho que se nega, um sonho que nos exalta, um sonho que nos sustenta”. Um sonho, acrescenta, que é “material explosivo de primeira ordem quando transformado em palavra, em argumento tumultuoso, provocador, questionador de práticas sociais e morais assentes na máscara, no artíficio oco da vaidade, na ilusão inquietante do poder; um sonho que lembra, perigosa e lucidamente, que o Homem é um ser complexo e frágil, fragmentado, estilhaçado, imperfeito e incompreensível que se arrisca a passar pela Vida sem dar por ela”.
“TNT” é a 45ª produção d’A Escola da Noite e foi o espectáculo inaugural da companhia no Teatro da Cerca de São Bernardo, espaço onde, desde 18 de Setembro passado, é companhia residente, responsável pela gestão e programação.
O espectáculo, que estreou 27 de Setembro, manter-se-á em cena até 26 de Outubro, de terça a sábado às 21:30h e no domingo às 16:00h. Conta com encenação e dramaturgia de Sílvia Brito, cenografia e adereços de António Jorge, figurinos de Ana Rosa Assunção, desenho de luz de Danilo Pinto e música de Eduardo Gama. Integram o elenco os actores António Jorge, Eduardo Gama, Maria João Robalo, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash.
Faça-nos companhia!
Tags: Raul Brandão, TNT