Segunda-feira no TCSB: apresentação do livro “O futuro já não é o que nunca foi”, de Francisco Louçã

Na próxima segunda-feira, 13 de Dezembro, pelas 21h30, acolhemos no Bar/Livraria do TCSB a apresentação do livro “O futuro já não é o que nunca foi. Uma teoria do presente”, de Francisco Louçã, editado pela Bertrand Editora, com a presença do autor e apresentação de Luis Trindade (historiador) e Sofia Santos (professora da FEUC).

«Todo o futuro é fabuloso», escreve Alejo Carpentier. Será? E será uma fábula feliz ou uma efabulação quimérica? A resposta está no presente, aquele que hoje vivemos, que é o de uma sociedade de medo. Foi isto que desaprendemos com a pandemia: o medo dos outros ou de nós próprios fechou-nos numa vida em zapping, mergulhou-nos em identidades ilusórias no Facebook, avassalou-nos com imagens dominadas pelo tribalismo – seja de religiões fanatizadoras, seja de supremacismo agressivo. O nosso mundo está a mudar e ressurgem fantasmas do passado, a necropolítica, que usa a destruição como normalização, e a bufonaria, que eleva títeres ao poder fazendo com que, como adivinhava Foucault, «o grotesco seja um dos procedimentos essenciais da soberania arbitrária».

“O futuro já não é o que nunca foi” discute esta modernidade destroçada. Mostra como o predomínio da intoxicação nas redes sociais constitui uma tecnologia da razão sonâmbula, com um regime de avalancha que esgota a informação e que se constitui como arma do capitalismo tardio, com a plataformização do trabalho e a vigilância dos dados da nossa vida. Tornámo-nos cobaias do maior espaço social que existe, sem regras que não sejam as da privatização por um mercado totalitário, e é nele que nasce a agressividade da extrema-direita trumpista, ou da multidão dos seus seguidores. A resposta, urgente, é a luta pela democracia como força emancipatória e como responsabilidade social. Este livro propõe-lhe que nem espere nem desespere: é no presente que definimos a nossa vida.

APRESENTAÇÃO DE LIVRO
O futuro já não é o que nunca foi. Uma teoria do presente
de Francisco Louçã
com a presença do autor e apresentação de Luis Trindade (historiador) e Sofia Santos (professora da FEUC)
13 de Dezembro de 2021
segunda-feira, 21h30
Livraria do TCSB > entrada gratuita
org. Bertrand Editora

Nos termos da Lei, o acesso aos espectáculos e eventos no TCSB está condicionado à apresentação de Certificado Digital COVID da UE.


Francisco Louçã é economista e professor catedrático na Universidade de Lisboa (ISEG). Publicou nos anos recentes uma trilogia sobre as classes sociais em Portugal, com João Teixeira Lopes, Jorge Costa e Lígia Ferro (Os Burgueses, 2014; As Classes Populares, 2017; e As Classes Médias, 2019) e um estudo sobre a crise financeira (Sombras, 2017, com Michael Ash). Foi deputado e é membro do Conselho de Estado.

Comments are closed.