Retorno às terras que arderam em Arganil no palco do TCSB

A Escola da Noite acolhe esta terça-feira, 30 de Novembro, às 21h30, o espectáculo “Retorno”. O documentário de João Valentim e a interpretação musical ao vivo de Inês Luzio, Inês Malheiro e Tiago Candal transportam o espectador para os territórios afectados pelos incêndios de 2017 no concelho de Arganil.

O documentário de João Valentim reúne vários depoimentos de pessoas que vivem e trabalham no concelho, algumas das quais em aldeias que ficaram cercadas pelo fogo e viram mesmo as suas casas destruídas. Nas imagens e nos testemunhos deste regresso ao território, são claras as feridas que permanecem abertas, na vida da população e nos terrenos onde entretanto proliferam eucaliptos (de forma espontânea, mas também em grandes plantações industriais), aumentou de forma drástica a ocupação por espécies invasoras (com destaque para a acácia) e onde subsistem problemas graves na manutenção dos caminhos florestais. Tudo somado – referem alguns dos entrevistados – a situação está prestes a ficar pior do que estava antes do grande incêndio de 2017: é “um barril de pólvora”.

Em palco, a criação e interpretação musical ao vivo de Inês Luzio (eufónio e electrónica), Inês Malheiro (voz e electrónica) e Tiago Candal (electrónica) acrescenta leituras, pontuações e densidade às imagens do filme, conduzindo o público numa marcante e impressiva viagem pela paisagem física e social da Serra do Açor.
Evidenciando um conhecimento profundo da realidade sobre a qual reflecte e uma grande sensibilidade por parte de todos os intervenientes, “Retorno” é construído a partir do ponto de vista de quem habita este território “ainda em luto”, onde “o despovoamento e o défice de recursos financeiros e materiais, entre outros factores, têm potenciado a ocorrência de grandes incêndios florestais nas últimas décadas”. O resultado é um objecto artístico raro e tocante que merece ser visto em todo o país, a começar por Coimbra, capital de um distrito que tantas vezes se esquece de conhecer e valorizar a diversidade dos territórios que o integram.

O espectáculo agora apresentado, cuja estreia aconteceu em Arganil a 27 de Novembro, resulta de um longo processo de investigação e criação artística, iniciado em Julho de 2019.  O projecto foi produzido pela Associação Juvenil C.U.M.E. em parceria com o Município de Arganil e conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes (Programa de Apoio em Parceria – Revitalização do Pinhal Interior 2019) e do Centro Nacional de Cultura (Bolsas Jovens Criadores 2019).
Para o TCSB está prevista uma sessão única, no dia 30 de Novembro, terça-feira, pelas 21h30. Os bilhetes têm o preço de 5 Euros e podem ser comprados online ou reservados pelos contactos habituais do Teatro.

MÚSICA | VÍDEO
Retorno