A Escola da Noite e a Bonifrates juntam as suas vozes na noite da próxima segunda-feira, 26 de Maio, e reapresentam ao público, no TCSB, os dois recitais de poesia construídos para assinalar as comemorações do 25 de Abril em 2013 e 2014, originalmente apresentados no Ateneu de Coimbra: “Elas saíram para a rua de encarnado” e “Ary, a vida é o meu lugar”. O espectáculo integra o ciclo dedicado aos 40 anos da revolução que o Teatro da Cerca de São Bernardo vem dinamizando desde o início do mês passado.
O primeiro recital, estreado em 2013, inclui 20 poemas de oito autoras portuguesas: Maria Velho da Costa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Maria Teresa Horta, Natália Correia, Hélia Correia, Olga Gonçalves, Natércia Freire e Ana Hatherly. Um conjunto de vozes, no feminino, que fala sobre a injustiça, a esperança, o exílio e a libertação e nos oferece a experiência de um país. Tendo como pano de fundo as fotografias de Sandra Bernardo, os poemas são ditos por um elenco também ele exclusivamente composto por mulheres, actrizes dos dois grupos de teatro.
“Ary, a vida é o meu lugar” é uma homenagem à vida e obra de José Carlos Ary dos Santos, no ano em que se assinala a passagem dos 30 anos sobre o seu desaparecimento. Para além da estreia no Ateneu (na noite de 24 para 25 de Abril), este recital foi também apresentado no TAGV, na noite seguinte, no âmbito de um espectáculo organizado pela Universidade de Coimbra. O alinhamento inclui 13 poemas e três músicas com letra de Ary dos Santos, cantadas ao vivo por Ofélia Libório.
O espectáculo, integrado nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril em Coimbra (um vasto programa de iniciativas coordenado pelo Ateneu de Coimbra), começa às 21h30 e tem entrada gratuita.
POESIA
“Elas saíram para a rua de encarnado”
poemas de Ana Hatherly, Hélia Correia, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Natália Correia, Natércia Freire, Olga Gonçalves e Sophia de Mello Breyner Andresen
actrizes Catarina Alves, Cristina Janicas, Margarida Caramona, Maria João Robalo, Maria José Almeida, Maria Manuel Almeida, Mariana Alves, Paula Santos, Sofia Lobo e Teresa Paula Lopes fotografias Sandra Bernardo
“Ary, a vida é o meu lugar”
poemas de José Carlos Ary dos Santos
direcção João Paulo Janicas actores Alexandra Silva, Cristina Janicas, Eurídice Rocha, João Janicas, Maria João Robalo, Maria Manuel Almeida, Paula Santos, Pedro Cardoso, Rui Damasceno e Sofia Lobo músicos Amílcar Cardoso, Celestino Gomes, João Afonso Cardoso, João Eufrásio, João Matos, Nuno Eufrásio, Ofélia Libório
Teatro da Cerca de São Bernardo
26 de Maio de 2014
segunda-feira, 21h30
entrada gratuita
fotos: primeira apresentação de “Ary, a vida é o meu lugar” – Ateneu de Coimbra, 24/04/2014 (Sandra Fonseca / Secção de Fotografia da AAC)
Tags: Ary a vida é o meu lugar, Ary dos Santos, Ateneu de Coimbra, Bonifrates, Elas saíram à rua de encarnado