o regresso do Abajur em dia de Assembleia

“O Abajur Lilás”, de Plínio Marcos, é o espectáculo da noite no terceiro dia do Festival das Companhias. A co-produção entre o Cendrev e A Escola da Noite é apresentada às 21h30, na sala principal do Garcia de Resende.

De manhã, realiza-se pela primeira vez na história da iniciativa a Assembleia do Festival, um plenário com os mais de cinquenta elementos das companhias que estão em Évora por estes dias.

Ao final da tarde, o Teatro das Beiras volta a apresentar “Provavelmente uma Pessoa”, que ontem teve lotação esgotada na sala-estúdio.

Ana Meira e Miguel Lança, "O Abajur Lilás" (foto: Paulo Nuno Silva)

7 de Junho, quinta-feira

Assembleia do Festival

Teatro Garcia de Resende, sala-estúdio

Provavelmente uma pessoa

Teatro das Beiras

Teatro Garcia de Resende, Sala Principal

O Abajur Lilás

co-produção CENDREV / A Escola da Noite

Três prostitutas partilham o quarto onde vivem e trabalham. O proprietário do prostíbulo exerce pressão sobre elas para que aumentem a produtividade, socorrendo-se sempre que necessário de Osvaldo, o seu capanga.

Considerada como a mais incisiva das peças que analisaram a situação brasileira durante a ditadura militar, “O Abajur Lilás” foi escrita (e proibida pela primeira vez) em 1969. Em 1975, depois de uma segunda proibição, viria mesmo a tornar-se uma bandeira em defesa da liberdade de expressão e contra as diferentes formas de opressão e exploração – “um contundente veredicto contra o poder ilegítimo”, chamou-lhe o crítico brasileiro Sábato Magaldi.

encenação António Augusto Barros interpretação Ana Meira, José Russo e Rosário Gonzaga (Cendrev) e Maria João Robalo e Miguel Lança (A Escola da Noite) cenografia João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano figurinos Ana Rosa Assunção desenho de luz António Rebocho banda sonora André Penas

M/16 > 1h40 com intervalo

Tags: , , , , , ,