O cobrador hoje e amanhã no TCSB

Rogério Boane é o Cobrador em "1JOSÉ"

“Os contos de Rubem Fonseca, quando surgiram, causaram impacto com a brutalidade do submundo que expressavam. Por mais que numerosos autores tivessem tratado do tema, esses contos impressionavam. Não havia neles uma observação de fora para dentro, não tinham nada a ver com uma anotação “etnográfica”, mas, sobretudo, aquela brutalidade era algo cotidiano e corrente, a própria linguagem ficava marcada por ela.
[…]
No conto “O cobrador”, a personagem “cobra” dos ricos, dos bem-situados na vida, aquilo que lhe foi negado desde a infância. E esta “cobrança” adquire toques de uma violência extrema, parecendo que não pode haver nada mais brutal e desmedido. No entanto, fora destes momentos de exaltação e crueldade, que atinge verdadeiros requintes, é um rapaz sensível, sofredor, que chega a dizer de si mesmo: “Sou uma pessoa tímida, tenho levado tanta porrada na vida”. Uma árvore, uma sombra no parque despertam-lhe a veia contemplativa. E ele é capaz do maior carinho, da maior ternura no trato com os semelhantes.”

Boris Schnaiderman in Rubem Fonseca, Contos reunidos, org. Boris Schnaiderman, São Paulo, Companhia das Letras, 1994

3 e 4 de Junho, quinta e sexta, 21h30 > 1JOSÉ

[Agora você (ou José e seus irmãos), O Cobrador, Passeio noturno I, Raimundinha, O Outro, A Escolha, Passeio noturno II e Hildete]

espectáculo para maiores de 16 anos > reservas 239718238 ou 966302488

Tags:

Comments are closed.