A Escola da Noite prepara o seu próximo espectáculo, “Teatro Menor”, a partir de um conjunto de peças curtas do espanhol José Sanchis Sinisterra, com encenação de António Augusto Barros.
Os textos utilizados no espectáculo, escritos entre 1987 e 2000, foram publicados nas obras “Misero Próspero”, “Pervertimiento y otros gestos para nada”, “Dos tristes tigres” e “Vacío” tendo sido reunidos numa edição intitulada “Teatro Menor”, em 2008. José Sanchis Sinisterra (Valência, 1940) reúne nessa obra 50 textos “breves e brevíssimos” de espectáculos fundadores do Teatro Fronterizo, assim como outros escritos elaborados ao longo da sua carreira de encenador, professor e coordenador de seminários de escrita que fizeram dele o principal responsável pela formação de gerações de escritores dramáticos em Espanha e no mundo ibero-americano.
Esta é a primeira incursão da companhia na obra de José Sanchis Sinisterra e insere-se na abordagem à dramaturgia espanhola contemporânea iniciada pel’A Escola da Noite em Novembro de 2010, com a estreia do espectáculo “Noite de amores efémeros”, de Paloma Pedrero. O projecto inclui ainda seis “Jornadas de Dramaturgia Espanhola Contemporânea”, que visam divulgar junto da comunidade teatral e do grande público a actualidade do teatro espanhol, cruzando os discursos de especialistas e investigadores académicos com a intervenção directa dos autores. Depois de Paloma Pedrero, Virtudes Serrano e Angelica Liddell, três outros dramaturgos espanhóis – Antonio Onetti, Juan Mayorga e o próprio José Sanchis Sinisterra – virão a Coimbra até ao final do ano.