A Escola da Noite apresenta amanhã, dia 24 de Abril, pelas 14h30, uma sessão especial de “Matéria de Poesia” no Estabelecimento Prisional de Coimbra, no âmbito das comemorações dos 120 anos desta instituição.
O convite foi feito pelo Grupo de Teatro do EPC, na sequência das colaborações que a companhia lhe vem prestando, ao nível da consultadoria técnica e artística e do empréstimo de figurinos e adereços. Esta é já a segunda vez que A Escola da Noite apresenta um espectáculo seu na Penitenciária de Coimbra, quatro anos depois de “2 perdidos numa noite suja“, de Plínio Marcos.
“Matéria de Poesia” é um espectáculo-recital em que as linguagens do teatro e da poesia se cruzam em palco, a partir de uma selecção de vinte poemas de escritores brasileiros (Adélia Prado e Manoel de Barros) e portugueses (Carlos de Oliveira, Alexandre O’Neill e Sophia de Mello Breyner Andresen). É encenado por António Augusto Barros e conta com as interpretações de António Jorge, Maria João Robalo, Sílvia Brito e Sofia Lobo.
Estreado em 2006, o espectáculo mantém-se desde então em reportório, tendo sido apresentado em várias localidades nacionais e em Luanda, em Maio de 2008. No passado mês de Fevereiro voltou a ser apresentado em Coimbra, em quatro sessões para escolas e numa sessão para o público em geral, no âmbito da programação associada à exposição “Arquitecturas em Palco“, de João Mendes Ribeiro.
Tags: Adélia Prado, Alexandre O'Neill, Carlos de Oliveira, coimbra, itinerância, Manoel de Barros, Matéria de Poesia, Sophia de Mello Breyner Andresen