Hoje no TAGV: Clube de Leitura Teatral, com Carlos J. Pessoa

Carlos J. Pessoa, no primeiro ensaio da leitura (foto: Cláudia Morais / TAGV)

Carlos J. Pessoa, no primeiro ensaio da leitura (foto: Cláudia Morais / TAGV)

Começa hoje a temporada 2017/2018 do Clube de Leitura Teatral – Coimbra, co-organizada pelo TAGV e pel’A Escola da Noite. Carlos J. Pessoa, dramturgo, professor, encenador e director artístico do Teatro da Garagem, dirige a primeira sessão, a partir de um texto inédito, da sua própria autoria – “Display”.

A sessão começa às 18h30 e tem entrada gratuita. Faça-nos companhia!

 

Display é a mais recente peça bilingue, português e inglês, escrita por Carlos J. Pessoa para o Teatro da Garagem e trata a crise de uma companhia de teatro. O cenário é um campo de cevada, lugar evocativo de uma natureza que se deseja invasora dos interstícios dos teatros. A narrativa acompanha o discurso de quatro personagens: o “encenador”, duas “actrizes” e um “actor convidado”.

O “encenador” está obcecado com uma figura tutelar, vagamente paterna, que o oprime. A “primeira actriz” é marcada pela perda dos filhos. A “segunda actriz” acredita numa espécie de utopia que se plasma no próprio teatro. Uma quarta personagem, o “actor convidado”, faz longas crónicas sobre problemas improváveis.

O último ato da peça é a evocação do Campo de Refugiados. Todas as personagens se relacionam no Campo de Refugiados, como se este espaço simbólico se convertesse numa oportunidade de redenção.

LEITURA
Display, de Carlos J. Pessoa
dir. Carlos J. Pessoa
pelo Clube de Leitura Teatral – Coimbra
3 de Outubro de 2017
Terça-feira, 18h30
TAGV > 90′
entrada gratuita
org. TAGV / A Escola da Noite

CARLOS J. PESSOA
Carlos J Pessoa. 51 anos. Nasceu em Lisboa. Tem o Curso de Formação de Actores da ESTC e a Licenciatura em Teatro e Educação pela mesma escola, onde é professor e coordenador pedagógico-artístico do Mestrado em Teatro, especialização em Encenação. Tem o título de Especialista em Teatro – Encenação, atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Fez a pós-graduação e o curso de doutoramento em Ciências da Comunicação – Comunicação e Artes na FCSH/Universidade Nova de Lisboa. É co-fundador e Director Artístico do Teatro da Garagem. Desde 1989, foi o autor e encenador da quase totalidade dos 88 apresentados pela Companhia. Tem publicadas mais de 30 peças de sua autoria e diversos artigos sobre teatro. Em 1992 recebeu uma Menção Honrosa do prémio Madalena de Azeredo Perdigão pela encenação de “A Cidade de Fausto”; em 1993 recebeu o prémio Texto de Teatro do Teatro na Década, do Clube Português de Artes e Ideias, pela peça “Café Magnético”; em 2000 foi-lhe atribuído o Prémio CyberKyoske99 – Género Drama, pela peça “Desertos / evento didáctico seguido de um poema grátis”; em 2003 recebeu uma Menção Especial da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro pelo espectáculo “Circo”; em 2009 foi-lhe atribuído o Prémio Melhor Texto Original Português do Guia dos Teatros pelo texto “On the Road, ou a hora do arco-íris”; em 2014, o seu texto “Finge” foi nomeado na Categoria de Teatro – Melhor Texto Português Representado, para o Prémio Autores atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

Tags: , , , ,

Comments are closed.