Clube de Leitura Teatral com João Paulo Janicas, hoje no TAGV

Clube de Leitura Teatral © Cláudia Morais

Hoje, às 18h30, no TAGV, João Paulo Janicas dirige a sessão de Março do Clube de Leitura Teatral, com a peça “As virgens loucas”, do autor cabo-verdiano António Aurélio Gonçalves.

«Virgens loucas» é uma história de mulheres. A novela de António Aurélio Gonçalves reinterpreta, no contexto cabo-verdiano, a parábola bíblica das Dez Virgens. Fá-lo ironicamente, colocando como protagonistas três prostitutas do Mindelo, Betinha, Domingas e Nuna. Ao cair da noite, elas dão-se conta de que o seu candeeiro está vazio e saem à procura de petróleo, à procura de luz. Percorrem as ruelas escuras da cidade.
Nhô Léla recusa-se a vender-lhes o resto do petróleo que tem na sua loja. Enxota-as. Betinha espia a casa de uma vizinha, consumida pelo desejo de entrar. Ela e as amigas aspirariam viver como mulheres respeitáveis. Imitar a cena pequeno-burguesa e colonial que o conforto daquela casa iluminada simboliza. É essa a sua loucura.
A sua louca transgressão continuará frustrada. Mas quando as três mulheres regressam ao quarto, é ainda o desejo de uma luz própria que declaram.

TEATRO | LEITURA
As virgens loucas, de António Aurélio Gonçalves
Leitura dirigida por João Paulo Janicas

CLUBE LEITURA TEATRAL
8 de Março de 2022
terça-feira, 18h30

TAGV > 90 min > entrada gratuita
co-organização: TAGV / A Escola da Noite

João Paulo Janicas

João Paulo Janicas licenciou-se em Filosofia e fez também mestrado em Filosofia Contemporânea.
É professor no Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, onde já desempenhou funções na direcção dos centros de formação de professores Ágora e Nova Ágora. Actualmente, lecciona Filosofia, Psicologia e Expressão Dramática e coordena a equipa do projecto cultural.
Tem orientado clubes, cursos e oficinas de expressão dramática e de teatro para jovens, professores e outros profissionais.
É, desde 1985, sócio, actor e encenador na Cooperativa Bonifrates, onde coordenou também o grupo júnior.