Cinema da Palestina no TCSB

“Gaza Ghetto” é o filme de abertura do Ciclo de Cinema Palestiniano que começa esta terça-feira, 5 de Dezembro, no TCSB.
A sessão de Dezembro e a masterclass do Clube de Leitura Teatral, previstas para hoje e amanhã, foram adiadas por razões de saúde. Mas pode visitar no foyer do Teatro a Feira do Livro do Clube, com mais de 140 títulos à sua disposição.
Faça-nos companhia!

União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e a SOS Racismo, com o Palestine Film Institute, organizam em Coimbra, entre 5 e 21 de Dezembro, o ciclo de cinema palestiniano “Unprovoked Narratives”, no âmbito das Comemorações Populares em Coimbra dos 50 anos do 25 de Abril. O ciclo começa esta terça-feira no TCSB e contará com um total de sete sessões, distribuídas por este espaço, pelo Ateneu de Coimbra e pela Oficina Municipal do Teatro. Todas as sessões têm entrada gratuita. Os filmes são exibidos com legendas em inglês.
“Gaza Ghetto”, filme escolhido para abrir o ciclo, é um documentário realizado em 1985 por PeÅ Holmquist, Joan Mandell e Pierre Bjorklund. Trata-se do primeiro documentário de longa duração realizado em Gaza. Hoje considerado um clássico, centra-se na vida sob ocupação militar em Jabalia, o maior dos campos de refugiados palestinianos: “uma criança nasce e outra morre, e passamos a compreender o impacto de décadas de guerra e deslocamento na vida diária e nos rituais familiares” – pode ler-se na nota de apresentação do filme.
PeÅ Holmquist, realizador sueco nascido em 1947, realizou no início da sua carreira, em 1978, o filme “Quem semeia deve colher”, sobre a Revolução do 25 de Abril em Portugal. Este filme foi exibido no TCSB em 2014, por iniciativa d’A Escola da Noite e do Centro de Documentação 25 de Abril, com o apoio da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio.

A sessão de Dezembro e a masterclass do Clube de Leitura Teatral, ambas dirigidas pelo actor António Simão, dos Artistas Unidos, e previstas para 5 e 6 de Dezembro, foram adiadas por razões de saúde. A nova data será anunciada tão breve quanto possível.
Abriu entretanto, no foyer do Teatro, a Feira do Livro do Clube de Leitura Teatral, que reúne mais de 140 obras de mais de meia centena de autores/as que já foram lidos no âmbito desta iniciativa. O Clube de Leitura é uma iniciativa conjunta d’A Escola da Noite e do TAGV, que reúne mensalmente um conjunto de leitoras e leitores, em torno de uma obra de teatro que é objecto de uma leitura pública.

Comments are closed.