“Cidade, Diálogos”, a partir de 14 de Abril no TCSB

Entre 14 e 30 de Abril, de quinta-feira a domingo, os espectadores podem ver ou rever “Cidade, Diálogos”, a partir de Gonçalo M. Tavares, no Teatro da Cerca de São Bernardo. O espectáculo reúne mais de duas dezenas de textos de Gonçalo M. Tavares, seleccionados a partir do livro “O Torcicologologista, Excelência”.

O livro divide-se em duas partes. Na primeira, “duas excelências, dois senhores que se tratam com muito respeito vão falando sobre várias questões e acima de tudo sobre o absurdo da linguagem, tentando entender o mundo e tentando entender os buracos da linguagem”. “O diálogo – afirmou Gonçalo M. Tavares a propósito deste livro – obriga a aparecerem coisas que não apareceriam de outra maneira. O diálogo verdadeiramente diálogo é aquele que me obriga a dizer algo que eu não diria se não tivesse um interlocutor”.

Na segunda parte do livro, um número indeterminado de humanos cumpre um ritual de voyeurismo cínico. Através de microscópicas visões das pequenas tragédias, gestos, afectos, paixões e equívocos dos observados, parecem perseguir a utopia de radiografar, apreender, a vida da cidade, o pulsar da sua humanidade. “É uma espécie de zoom por uma cidade, tentando pensar o que é uma cidade”, afirmou o autor.

“Cidade, Diálogos” © Eduardo Pinto

O espectáculo estreou em Coimbra em Maio de 2021, cruza as duas partes do livro e prossegue a “investigação sobre a linguagem” que o próprio escritor assumiu como característica da obra: quanto às relações entre as palavras e o movimento, o espaço e a música e quanto ao lugar do indivíduo nesse processo de relação com o outro – emissão/recepção; fala/escuta; poder/submissão; pontos, meios e focos de observação das cidades e do mundo em que habitamos.

“Cidade, Diálogos” tem encenação de António Augusto Barros, interpretação de Ana Teresa Santos, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Paula Garcia, espaço cénico de António Augusto Barros e João Mendes Ribeiro, figurinos e adereços de Ana Rosa Assunção, luz de Danilo Pinto, som de Zé Diogo e vídeo de Eduardo Pinto.

TEATRO
Cidade, Diálogos