Apresentação do Livro “Manifesto A Crioulização”, de Mário Lúcio Sousa, seguido de concerto no TCSB

O escritor e compositor cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa regressa a Coimbra para a apresentação do livro “Manifesto A Crioulização”
A apresentação do livro ficará a cargo de João Maria André (Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, FLUC) e Catarina Martins (Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, FLUC) e contará com um concerto de Os Kriols com participação especial do coro Coimbra Vocal.

Manifesto o que há em mim. E faço-o, recolhendo o pó de várias galáxias, fazendo eco do que ouvi, semeando interrogações e expondo duvidas, sempre na poética de partilhar para multiplicar. (…) O Crioulo, embora se chame assim de Macau às ilhas Seychelles, não é uma língua única. Existem vários crioulos, melhor dito, várias línguas crioulas: as de base lexical portuguesa, faladas em Cabo Verde, na Guiné-Bissau, em São Tomé e Príncipe, no Curaçau, na Guiné Equatorial, em Macau, em Timor, na Colômbia, em Malaca e, seus resquícios, em várias outras regiões do mundo; as de base lexical inglesa, as de base lexical francesa, ou as a de base holandesa, para recordar alguns exemplos. Para além da língua, a expressão Crioulo ainda une uma grande quantidade de culturas. Por isso, adverte-se, Crioulo não é uma raça, aliás, como inexiste a própria Raça. A Crioulização é, assim, um belo exemplo da história das relações humanas, em termos de seu processo de afirmação e de identidade do indivíduo e do grupo.

Mário Lúcio Sousa

Mário Lúcio Sousa, intelectual, músico, poeta, escritor, ativista político e animador cultural que se perfila entre os que buscam uma contribuição atualizada às reflexões sobre a cultura pós-colonial atenta à sua vocação e missão históricas de avançar para além da emancipação política obtida a tanto custo.

Gilberto Gil sobre “MANIFESTO A CRIOULIZAÇÃO”

Do ensaio que fundamenta esta noção de Crioulo emerge a sua forma de manifesto: crença, confissão, narrativa, promessa e projeto que reconhece o papel que a memória das vítimas nos cruzamentos de culturas tem para a criação de novas identidades.

  João Maria André sobre “MANIFESTO A CRIOULIZAÇÃO”

MÚSICA / LITERATURA
Manifesto A Crioulização
Mário Lúcio Sousa
com Os Kriols e Coimbra Vocal
19 de Outubro de 2021
terça-feira, 19h00
M/6 > 60 min
6 a 10 €

Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Comments are closed.