Amanhã no TCSB: Clube de Leitura Teatral com Rita Natálio

Interessa-me a diferença porosa entre pessoas e coisas, e os limites entre a linguagem como corte (fixando normas e identidades) e a linguagem como fluxo, não-comparativo. É possível pressupor na “abstração” da linguagem do corte a sua força de “extração”, assim como é desejável pensar a linguagem como corrente ou fluxo, isto é, uma língua da travessia.

Rita Natálio

Os seus espaços de prática relacionam poesia, escrita ensaística e performance. A partir da sua pesquisa doutoral, realizou uma série de conferências-performance, entre elas “Antropocenas” (2017) com João dos Santos Martins, “Geofagia” (2018) e “Fóssil” (2020). Publicou também dois livros de poesia (“Artesanato”, 2015 e “Plantas humanas”, 2017). Em 2019, participou de um grupo curatorial fomentado por Ailton Krenak que organizou “Ameríndia: percursos do cinema indígena no Brasil” na Fundação Calouste Gulbenkian, uma mostra que trouxe cinco cineastas indígenas a Portugal e apresentou mais de 30 filmes de produção indígena. Em 2020, Rita Natálio co-organizou o seminário “Re-politizar o Antropoceno” dentro do projeto internacional Anthropocene Campus Lisboa junto com Davide Scarso e Elisabeth Johnson, projeto originado no HKW em Berlim e atualmente disseminado em diversas instituições culturais. Co-organiza, com André e.Teodósio, uma chancela editorial Ed.______ que resulta da parceria Sistema Solar/Teatro Praga e que tem como foco as artes performativas e os sistemas de poder e protesto na atualidade. Colabora regularmente com o jornal de artes performativas Coreia.

A sessão de dezembro será aberta a todos/as os/as que quiserem ler ou, simplesmente, assistir à leitura no TCSB e será seguida de uma conversa informal com o público presente.
Esta leitura faz parte do ciclo Dramaturgos ao poder! Painel da Dramaturgia Portuguesa Contemporânea do Clube de Leitura Teatral, uma iniciativa conjunta do TAGV e d’A Escola da Noite.

TEATRO | LEITURA
Textos de Rita Natálio
Leitura dirigida por Rita Natálio
Clube de Leitura Teatral
7 de Dezembro de 2021
terça-feira, 18h30

> 90 min > entrada gratuita
co-organização: TAGV / A Escola da Noite

Nos termos da Lei, o acesso aos espectáculos e eventos no TCSB está condicionado à apresentação de Certificado Digital COVID da UE.