A Escola da Noite encerra a sua digressão de 2008 amanhã, em Viseu, com a apresentação de uma sessão de “Auto da Índia: aula prática”, de Gil Vicente. O espectáculo está marcado para as 10h00, no Auditório Mirita Casimiro, e é organizado pela Câmara Municipal, no âmbito do Programa Território Artes.
É a primeira vez que A Escola da Noite se apresenta na cidade de Viseu, uma das poucas capitais de distrito onde nunca tinha levado nenhum espectáculo.
Com esta digressão encerra-se também o ciclo de itinerâncias iniciado em 2005, no âmbito do mais recente contrato de financiamento pluri-anual assinado com o Ministério da Cultura. Ao longo dos últimos quatro anos, A Escola da Noite efectuou 74 digressões e visitou 55 localidades por todo o país. Fora de Coimbra, a companhia apresentou sete espectáculos distintos em 97 sessões, das quais 37 especificamente para o público escolar. Assistiram a este espectáculos cerca de cinco mil espectadores.
Entre as localidades visitadas, destaca-se as cidades de Angra do Heroísmo, Beja, Braga, Bragança, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Setúbal, Torres Novas e Vila Real, para além de Luanda, no âmbito da digressão efectuada a Angola já em 2008.
Ao longo destes últimos quatro anos, a companhia de Coimbra apresentou “fora de portas” os espectáculos “A Boda” e “Tchékhov e a Arte Menor”, de Anton Tchékhov, “Ensalada” e “Auto da Índia: aula prática”, de Gil Vicente”, “Dois perdidos numa noite suja”, de Plínio Marcos, “Noivas”, de Cleise Mendes e ainda “Matéria de Poesia”, com textos de Adélia Prado, Manoel de Barros, Sofia de Mello Breyner Andresen, Carlos de Oliveira e Alexandre O’Neill.
Tags: Auto da Índia: aula prática, Gil Vicente, itinerância, Viseu