A Escola da Noite: 20 anos em palco

A Escola da Noite celebra no próximo dia 27 de Março (Dia Mundial do Teatro), o seu vigésimo aniversário. Para assinalar a data, convida todos os seus espectadores e amigos para uma noite especial. Susn, de Herbert Achternbusch, e Santíssima Apunhalada, de Antonio Onetti, são os textos que poderá ver em palco.

Convidamo-lo/a a assistir ao ensaio de um dos nossos próximos espectáculos – “Santíssima Apunhalada”, de Antonio Onetti – e a um excerto de uma das primeiras peças que apresentámos: “Susn”, de Herbert Achternbusch. Em exposição, no foyê do teatro, estarão fotografias dos 55 espectáculos estreados pel’A Escola da Noite até ao momento e os nomes das centenas de colaboradores que contribuíram para o nosso longo percurso criativo.

No final, faça um brinde connosco. Apesar das dificuldades (ou precisamente por causa delas), 20 anos de actividade ininterrupta no campo da criação artística são um bom motivo de celebração!

Susn e Apunhalada

“Susn” foi o quarto espectáculo d’A Escola da Noite. Estreou em 1993, no Teatro Académico de Gil Vicente, com encenação de António Augusto Barros, cenografia de Fernanda Fragateiro e as interpretações de Carlos Gomes, Carlos Sousa, Isabel Leitão, Lígia Roque, Sílvia Brito e Sofia Lobo. O texto, do alemão Herbert Achternbusch (Munique, 1938), apresenta-nos uma mulher em várias fases da sua vida, na sua relação com os vários homens com quem se cruza (o pai, o padre, o professor) e com o próprio escritor que lhe deu vida. Também romancista, poeta, pintor e realizador, Achternbusch é considerado um dos mais polémicos autores alemães do século XX, um “autor maldito”, graças aos temas das suas obras e à forma irónica (e por vezes cruel) que escolhia para lhes dar corpo. Nesta sessão especial, o excerto escolhido é interpretado pela actriz Sofia Lobo.

“Santíssima Apunhalada” estreará em breve no TCSB, com interpretação de Igor Lebreaud e Miguel Magalhães. Trata-se de uma peça curta de Antonio Onetti, autor espanhol que recentemente esteve em Coimbra, no âmbito das jornadas de dramaturgia espanhola contemporânea. Na Sevilha dos dias de hoje, nas vésperas da Semana Santa, um ladrão mal encarado e um travesti anafado e cinquentão encontram-se num jardim, sob o olhar da Virgem, a quem alguém roubou as jóias.

O regresso de “Animais Nocturnos”

Ainda no âmbito das comemorações do nosso vigésimo aniversário, agendámos duas sessões especiais de “Animais Nocturnos”, para os dias 30 e 31 de Março (sexta e sábado). O texto de Juan Mayorga, que parte do tema da imigração ilegal, regressa assim ao TCSB, depois de ter sido apresentado em Braga, Évora e Campo Benfeito (Castro Daire).

Faça-nos companhia!

A Escola da Noite – 20 anos: PROGRAMA

27 de Março [Dia Mundial do Teatro], terça-feira, 21h30

ensaio assistido

Susn, de Herbert Achternbusch (excerto) e Santíssima Apunhalada, de Antonio Onetti

M/12 > entrada livre

30 e 31 de Março, sexta e sábado, 21h30

Animais Nocturnos, de Juan Mayorga

M/12 > 6 a 10,00 Euros

Tags: , , , , , , , , , ,

4 Responses to “A Escola da Noite: 20 anos em palco”

  1. […] o 20.º aniversário da companhia com a apresentação de um excerto de “Susn”, de Herbert Achternbusch, e um ensaio […]

  2. […] dia de aniversário, lançamos uma nova campanha que torna ainda mais acessível a sua vinda ao […]

  3. […] no âmbito das comemorações do 20.º aniversário da companhia, voltamos a apresentar este fim-de-semana, no TCSB, “Animais Nocturnos”, de Juan […]

  4. […] Por que escolheram Susn, de Herbert Achternbusch, o vosso quarto espectáculo, para assinalar os 20 anos da companhia? […]