Dons e disciplinas do corpo feminino | Inês Brasão

dons-e-disciplinas_blog

A Escola da Noite acolhe no Bar/Livraria do TCSB a apresentação do livro “Dons e disciplinas do corpo feminino”, de Inês Brasão, recentemente republicado em parceria pela Deriva e por Outro Modo, Le Monde diplomatique – edição portuguesa. A iniciativa é da UMAR e contará com a presença da autora e a apresentação de Aurora Rodrigues e Vera Silva.

“Num tempo em que o corpo parece ter voltado ao centro da política, este é um livro que recupera o conjunto de sentidos produzidos em torno do corpo da mulher no regime do «Estado Novo». Agora em edição revista, escrutinamos o discurso oficial e as tensões trazidas ao de cima pela luta de uma imagem da condição feminina conforme e resignada, mas também espelho de uma nova ordem. Sobre ele todas as autoridades vieram à cena prescrever, corrigir e aperfeiçoar, num diálogo constante entre a casa e a vida pública que acabou por tutelar o papel da mulher portuguesa, ainda hoje bem vivo na memória e no quotidiano da sociedade portuguesa.”

APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Dons e disciplinas do corpo feminino
de Inês Brasão
com a presença da autora e apresentação de Aurora Rodrigues e Vera Silva
7 de Julho de 2017
sexta-feira, 18h00
entrada livre
org. UMAR – Coimbra

informações:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

INÊS BRASÃO
Inês Brasão é professora no Instituto Politécnico de Leiria, ESTM, desde 1999. Doutorou-se em Sociologia e Economia Históricas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Entre outros livros, publicou Dons e Disciplinas do Corpo Feminino (1997) republicado agora na Deriva e Outro Modo, Le Monde diplomatique; O Tempo das Criadas (2012) e Hotel, os Bastidores (2017), sendo também co-autora de Leitores de Bibliotecas Públicas (2004), Imagem, Património e Sustentabilidade dos Destinos Turísticos (2012), Lagoa de Óbidos: Guia para a Interpretação do Património (2015) e Visões Cruzadas: um retrato da Lagoa de Óbidos (2015). Venceu a edição de 2011 do “Prémio Maria Lamas de estudos sobre a mulher, género e igualdade” com o seu trabalho sobre a condição servil em Portugal entre 1940 e 1970.