Debate sobre violência doméstica no Teatro da Cerca de São Bernardo

No âmbito da temporada do espectáculo “A Canoa”, A Escola da Noite organiza um debate sobre violência doméstica com elementos do Grupo Violência – Informação, Investigação, Informação, que terá lugar no próximo dia 24 de Setembro, quinta-feira, logo após a apresentação da peça. A entrada é gratuita.

Sofia Lobo e Ricardo Kalash, “A Canoa”

“A Canoa”, de Cándido Pazó, é o mais recente espectáculo d’A Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra. Estreou no passado dia 17 de Setembro e obteve, na primeira semana de apresentações, uma recepção entusiástica por parte do público e da crítica. O texto aborda o tema da violência doméstica, cruzando drama e humor numa história que parte de um episódio meio absurdo: num prédio de apartamentos, um homem queixa-se de um vizinho porque este guarda uma canoa no seu lugar de garagem. Na cave do mesmo prédio, dois actores ensaiam uma peça sobre a violência doméstica, inspirados por acontecimentos que eles próprios puderam testemunhar.

O Grupo Violência
Como habitualmente, A Escola da Noite aproveita a oportunidade para alargar à comunidade os debates suscitados pelos seus espectáculos. No âmbito das actividades complementares que terão lugar até ao final da temporada (que decorre até 18 de Outubro), a companhia organiza esta semana um debate com elementos do Grupo Violência – Informação, Investigação, Intervenção, uma plataforma interdisciplinar sediada em Coimbra que é uma referência nacional e internacional no combate a diversas formas de violência e trauma, incluindo a violência doméstica.
Criado em 2011, o Grupo Violência reúne mais de uma dezena de instituições da cidade e da região, como o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a Segurança Social, o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), a Fundação Bissaya Barreto, a Associação de Apoio à Vítima (APAV) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), entre outros.
Partindo da constatação de que a violência doméstica “constitui uma violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais e uma ofensa à dignidade humana”, o Grupo foi criado para oferecer um “mapa institucional, facilitador da continuidade e acessibilidade nos cuidados, e que tenha, também, em conta a importância de respostas mais rápidas e adequadas às solicitações inerentes às problemáticas da violência doméstica”.
No debate, que terá lugar imediatamente depois da apresentação do espectáculo, os elementos do grupo traçarão um diagnóstico da violência doméstica em Coimbra e responderão a perguntas do público.

A Canoa
de Cándido Pazó

cartaz canoa final_red

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
17 DE SETEMBRO A 18 DE OUTUBRO
quinta a sábado, 21h30 > domingos, 16h00
M/12 > 1h40? > 5 a 10 Euros
(excepto 4 de Outubro – dia das Eleições Legislativas)

SESSÕES PARA O PÚBLICO ESCOLAR
(3.º Ciclo, Ensino Secundário e Ensino Profissional)
30 de Setembro a 16 de Outubro:
quarta a sexta-feira, 11h00 ou 15h00
23 a 26 de Novembro:
segunda a quinta, 11h00 ou 15h00
3 Euros/aluno(a)
[entrada gratuita para professores/as acompanhantes
e para alunos/as abrangidos pelo escalão A da ASE]
lotação máxima: 100 alunos/as

ACTIVIDADES COMPLEMENTARES

DEBATE APÓS O ESPECTÁCULO
com elementos do Grupo Violência – Informação, Investigação e Intervenção (V!)
24 de Setembro
quinta-feira, 23h30