Workshop de Ricardo Kalash abre temporada do TCSB

A temporada 2016/2017 do TCSB abre com um workshop de teatro para crianças, dirigido por Ricardo Kalash, entre 5 e 10 de Setembro. No último dia, os miúdos apresentam ao público o resultado do seu “trabalho”, no âmbito dos “Sábados para a infância”.
Faça-nos companhia!

IMG_1440

Ricardo Kalash, actor e encenador que colabora regularmente com A Escola da Noite, dirige na última semana de férias escolares um workshop de teatro para crianças entre os 6 e os 12 anos. Esgotado há quase dois meses, a formação conta com mais de duas dezenas de inscritos e decorrerá ao longo das manhãs, a partir de segunda-feira, 5 de Setembro. Como matéria para explorar em palco, o formador escolheu um conjunto de personagens vicentinas, começando assim a abrir o apetite para o próximo espectáculo d’A Escola da Noite – “Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente –, que chegará a Coimbra no início de Novembro.
No último dia do workshop (sábado, dia 10), pelas 11h00, as crianças apresentarão ao público um exercício-espectáculo, na sala principal do Teatro da Cerca de São Bernardo. A sessão é aberta ao público em geral e assinala igualmente o reinício do espaço de programação “Sábados para a Infância no TCSB”, que todas as semanas proporciona às famílias da cidade o contacto com diferentes formas de expressão artística. Os bilhetes para esta sessão custam 3 Euros (individual) ou 5 Euros (adulto+criança). Podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

Ricardo Kalash

Ricardo Kalash (foto: Eduardo Pinto)

Nascido em Coimbra em 1970, Ricardo Kalash é licenciado em Estudos Artísticos pela Universidade Aberta. Fez o Curso de iniciação ao teatro no Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC) em 1988. Estagiou com Richard Schechner, Rogério de Carvalho, Ricardo Pais, João Grosso, Luís Madureira e Leslek Madjick. Actuou em dezenas de peças para companhias como A Escola da Noite e Teatro do Morcego, em Coimbra, a Companhia de Teatro de Braga, ou ainda na EXPO 98.
Concebeu e actuou em performances para instituições como o Centro de Estudos Sociais e o Museu Nacional de Machado de Castro. Encenou em teatro amador para o “Curral da Mula” (Abrunheira, Montemor-o-Velho), “A Casa do Teatro” (Trancoso) e “O Pateo das Galinhas” e Universidade Sénior (Figueira da Foz).
Em teatro profissional encenou para o Teatro Anónimo ou o grupo de teatro do Museu Nacional de Machado de Castro. Mais recentemente, encenou as óperas “La Serva Padrona” e “Livietta e Tracollo”, ambas de Pergolesi. Foi director artístico do “Teatro Anónimo”, de “A Casa do Teatro” e “Curral da Mula”. Dirige o grupo de teatro da Liga dos Amigos do Museu Nacional de Machado de Castro desde a sua criação, em 2000.
Formador em colaboração com dezenas de escolas e instituições em que se destaca a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Desenvolve, desde há vários anos, trabalho com grupos com Alzheimer e Autismo.
Publicou as peças de teatro “A saga do arco-íris”, “A sociedade”, “A caverna”, “Os bimbos da arte monocromática” e “A escória”.
Já este ano, notabilizou-se em Coimbra pelo trabalho de curadoria no projecto “Museu Temporário de Memórias”, no âmbito da iniciativa “Sons da Cidade”. A personagem J. Delacroix, por ele criada e interpretada, tornou-se rapidamente numa figura incontornável da Baixa de Coimbra, que promete dar ainda muito que falar.

Workshop de Teatro nas férias – APRESENTAÇÃO PÚBLICA
dir. Ricardo Kalash
10 de Setembro de 2016
sábado, 11h00