Tomeo: “Um realismo mágico de estradas secundárias”

Tomeo, numa imagem de 2009 (El Mundo)

Javier Tomeo, “adorável autor de Amado Monstro” e criador de “inesquecíveis personagens solitárias”, foi recordado assim pelo El Mundo, em 2013:

Traduzidas para 15 línguas e muitas delas adaptadas ao cinema e ao teatro (algumas foram representadas nos melhores teatros europeus), as suas histórias, de um realismo mágico de estradas secundárias, permaneceram até ao fim fiéis a si mesmas e ao universo narrativo do autor. Ele nunca deixou de empenhar-se em construir fábulas que unissem o quotidiano com o desvio fantástico, imprevisível, por vezes sinistro, outras vezes ingénuo. Devido à sua condição de escritor único, sem descendentes literários claros, o desaparecimento de Javier Tomeo deixa órfã uma parte da literatura espanhola.

Não perca a próxima estreia d’A Escola da Noite. Faça-nos companhia!

TOMEO Histórias Perversas
A Escola da Noite

textos Javier Tomeo tradução António Augusto Barros, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Sofia Lobo dramaturgia, encenação e espaço cénico António Augusto Barros figurinos, adereços e imagem gráfica Ana Rosa Assunção música Jorri vídeo Eduardo Pinto iluminação António Rebocho interpretação Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Sofia Lobo voz-off Ana Gonçalves figuração e maquinaria de cena Ana Gonçalves e Sofia Coelho cabelos Carlos Gago | Ilídio Design consultadoria de cenografia João Mendes Ribeiro e Luísa Bebiano montagem e operação técnica Rui Valente e Zé Diogo

ESTREIA E TEMPORADA EM COIMBRA