“Pequenas Certezas”, pelo Sarabela Teatro

A companhia Sarabela Teatro, parceira habitual d’A Escola da Noite, está de regresso a Coimbra com a sua mais recente produção – “Pequenas Certezas”, de Bárbara Colio. O espectáculo é na sexta-feira, 24 de Outubro, às 21h30.

Sarabela-P Certezas-Cartel(Copia solo para visualizar)

Sediada em Ourense e dirigida pela encenadora Ánxeles Cuña Bóveda, Sarabela Teatro é uma companhia de teatro profissional criada em 1990 e mantém há muito relações de intercâmbio com A Escola da Noite. Ao longo dos últimos anos, tem vindo com regularidade a Coimbra, onde apresentou já “Así que pasen 5 anos” (2003), “Esmorga” (2009), “Rosalía, os cantares das musas” (2013) e “A idade da pavía” (2014). O rigor que coloca em todas as suas produções e a poesia da sua linguagem cénica têm sido reconhecidos em inúmeros prémios colectivos e individuais, sendo uma das mais prestigiadas companhias do teatro galego contemporâneo.
“Pequenas Certezas” estreou no final de Setembro e chega agora a Portugal, no âmbito de uma digressão que inclui ainda as cidades de Braga e Barcelos. Apresentada como uma “história de cruzamentos, suspense e humor hilariante”, a peça foi escrita pela dramaturga mexicana Barbara Colío, distinguida em 2004 com o Prémio Internacional María Teresa Léon, atribuído pela Sociedad General de Autores y Editores de Espanha (SGAE).
O texto está construído como um processo fotográfico, em cinco partes, e assume contornos de “um policial”, com uma forte componente visual. Cinco personagens dão a sua visão do desaparecimento de uma pessoa, no qual, de uma forma ou de outra, todas estão implicadas. A identidade, a orfandade e a fragilidade da memória são alguns dos temas chave deste espectáculo. “A vida não se detém”, escreve a autora no programa do espectáculo. “Quando cremos tê-la alcançado, converte-se em passado e escorrega-nos pelas mãos, como um vento fresco que não conseguimos agarrar”. As máquinas fotográficas servem para congelar essa memória: “precisamos de evidências físicas que nos mostrem que alguma vez fomos felizes, que alguma vez andámos de bicicleta sem mãos, que alguma vez fomos beijados à chuva”. Precisamos de algo, acrescenta, “que nos dê essa pequena certeza de que não foi tudo um sonho.”
O espectáculo é apresentado em Coimbra numa sessão única, a 24 de Outubro (sexta-feira), pelas 21h30. Os bilhetes já estão à venda e podem ser reservados pelos contactos habituais do TCSB, custando entre 5 e 10 Euros.

Pequenas Certezas
de Bárbara Colío
Sarabela Teatro (Galiza)

pequenascertezas02