Marionetas da Feira e a Jigsaw preparam co-produção no TCSB

IMG_0216

“The Wolf and the Rose”: montagem e ensaio no TCSB

A companhia Marionetas da Feira e os a Jigsaw estão esta semana em residência artística no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, preparando um novo espectáculo em co-produção: “The Wolf and the Rose”. A peça é inspirada na lenda medieval do ‘Lobo de Gúbio’ e conta a história de um amor irrealizável, entre o nobre soldado Dugan que foi transformado em lobo e a sua amada Franscisca que eternamente o espera. Cada um dos actos desta peça será contado em forma de canção por João Rui e Jorri, que interpretam os movimentos das marionetas manipuladas por Rui Sousa e Alberto Castelo, num jogo de poesia visual e musical que embala o espectador através de um argumento romântico.
O espectáculo, cuja estreia está marcada para Abril, também no TCSB, junta em palco o teatro de marionetas e a música original dos a Jigsaw, resultando numa experiência única feita de palavras, movimentos e canções.

As Marionetas da Feira
Fundada em 2004 e sediada em Santa Maria da Feira, a companhia Marionetas da Feira recupera a arte antiga da construção e manipulação de marionetas de fios, assumindo o objectivo de preservar a tradição e o património cultural desta vertente teatral, que quase desapareceu no final do século XX.
O seu trabalho inclui ainda a exploração de outras técnicas, o desenvolvimento de projectos de poesia visual e contemporâneos e ainda a dinamização de ateliers de construção de marionetas e a criação de exposições itinerantes de marionetas, entre outros projectos.
Ao longo destes 12 anos de percurso, a companhia tem levado o teatro de marionetas a todo o país (incluindo as ilhas) e ao estrangeiro, designadamente: Bélgica, Brasil, Espanha, França, Itália e Macau.
Rui Sousa e Alberto Castelo, os dois marionetistas deste espectáculo, asseguram, respectivamente, a direcção artística e a direcção de produção da companhia.

a Jigsaw
O grupo a Jigsaw, composto pelos multi-instrumentistas Jorri e João Rui, ocupa um lugar singular na música portuguesa e internacional, com uma sonoridade inspirada no universo da música popular norte-americana, em particular do folk e dos blues. Em 2014, fizeram no TCSB, a convite d’A Escola da Noite, o concerto de pré-apresentação do seu quarto e mais recente álbum, “No True Magic”. Antes desse, editaram “Letters from the boatman” (2007), “Like the wolf” (2009) e “Drunken sailors & happy pirates” (2011).

TEATRO DE MARIONETAS / MÚSICA
The Wolf and the Rose
Marionetas da Feira / a Jigsaw
Alberto Castelo e Rui Sousa marionetistas Jorri e João Rui – a Jigsaw músicos

Residência artística no TCSB – 1.ª fase
11 a 14 de Janeiro de 2016
Estreia
14 de Abril de 2016

Tags: , ,

Comments are closed.