Ivo Ferreira e os narradores orais de São Tomé e Príncipe

Ivo Ferreira —Forografia de Augusto Baptista

“Para não deixar esquecer a tradição dos narradores orais em São Tomé e Príncipe, os documentários “À procura de Sabino” e “Soia di Príncipe” são hoje (13) lançados em DVD.

O Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, é, pelas 21H30, o palco da apresentação dos mais recentes trabalhos do realizador Ivo M. Ferreira, integrada numa iniciativa da Cena Lusófona. A entrada é livre para uma sessão que inclui a exibição integral dos dois filmes e ainda um debate com o realizador.

A procura que deu origem às obras

A história nasce do esforço do próprio autor na busca pelos contadores de histórias das ilhas, como relatam os testemunhos visuais. Desta “missão” deriva mesmo o nome do documentário “À procura de Sabino” que surge depois de Ivo M. Ferreira ter ouvido falar de mestre Sabino, famoso contador de histórias que se torna o seu protagonista.

Contudo, quando o realizador aterra em São Tomé percebe que não é fácil encontrar Sabino. Para piorar a situação, os habitantes informam-no que o mais natural é que o mestre já tenha falecido.

A dúvida dá então início à busca pelo homem, em torno da qual se organiza todo o documentário. Pelo caminho, Ivo M. Ferreira conhece outros contadores que vai filmando e também Caustrino Alcântara, grande conhecedor da cultura popular da ilha, que ajuda o realizador a perceber e a resumir os diferentes tipos de história, designada “soia” na língua insular.”

in Diário As Beiras

Tags: , , , ,

Comments are closed.