IV Festival das Companhias

Durante seis dias, seis companhias teatrais portuguesas – A Escola da Noite, ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, Centro Dramático de Évora, Companhia de Teatro de Braga, Teatro das Beiras e Teatro do Montemuro – reuniram-se no âmbito do “IV Festival das Companhias”, que ontem encerrou em Coimbra.
Foi a quarta edição de um Festival que começou em Faro (2005) e já passou por Braga (2008) e pela Serra do Montemuro (2009). Esta edição consolidou as principais linhas de força que têm vindo a ser desenvolvidas pela plataforma informal das companhias:

1. reforçar o conhecimento das identidades e das diferenças artísticas que cada companhia encerra;
  2. promover a troca de experiências entre as equipas artísticas, técnicas e de produção de cada companhia, de modo a potenciar as possibilidades de colaboração mútua;
  3. alargar o espaço de debate artístico a partir dos espectáculos apresentados ou de iniciativas de co-produção ou outras desenvolvidas no âmbito da Plataforma. Para este debate contribuíram este ano vários convidados externos – críticos, dramaturgos, directores de outras companhias, vereadores da cultura e directores regionais da cultura – que se associaram num diálogo aberto sobre as práticas teatrais, a criação artística nas cidades médias e sobre o sistema teatral português.

O programa do Festival, concentrado no Teatro da Cerca de São Bernardo, integrou ainda espectáculos de rua e um baile popular no Pátio da Inquisição.
Uma centena de participantes directos e mais de um milhar de espectadores testemunharam a diversidade estética e a vitalidade de um conjunto de projectos que persiste em “alargar o país cultural”, aproximar a criação artística das populações e cumprir o desígnio constitucional de proporcionar a fruição da cultura a todos os cidadãos do país.

Durante o Festival os participantes receberam a notícia de um corte “cego” nas verbas contratualizadas com o Ministério da Cultura para o ano corrente, que nos coloca perante um cenário “dramático” (Ministra dixit). Este corte vem afectar as companhias da Plataforma e as estruturas congéneres espalhadas pelo país, responsáveis pela criação de centenas de empregos, e vem pôr em causa, pelos seus efeitos retroactivos, os compromissos já firmados em projectos comunitários, autárquicos e com outras estruturas artísticas e culturais no plano nacional e internacional.
Trata-se de mais uma medida que, justificada pela crise, acrescenta crise à crise. Lembramos que a área cultural tem sido fustigada por cortes brutais nesta década que há muito têm desestruturado e destroçado mesmo o seu capital humano e organizativo, contra a corrente das sucessivas promessas e auto-críticas feitas, já em plena crise, pelo Primeiro-Ministro e o seu Governo.
A este respeito, e em resposta à carta que receberam da Ministra da Cultura no passado sábado, as seis companhias da Plataforma redigiram um documento que enviaram, nesta mesma data, para o Ministério da Cultura, para a Direcção-Geral das Artes, para as Direcções Regionais da Cultura e para os representantes dos grupos parlamentares da Assembleia da República.

Coimbra, 28 de Junho de 2010.

A Escola da Noite (Coimbra)
ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve
CENDREV – Centro Dramático de Évora
Companhia de Teatro de Braga