Hoje no TCSB: filmes de Portugal e do Brasil na Mostra da APA

Prossegue hoje a Mostra de Filme Etnográfico no TCSB, organizada pela Associação Portuguesa de Antropologia no âmbito do seu VI Congresso, que decorre por estes dias em Coimbra.

O programa desta noite na Cerca de São Bernardo inclui a curta-metragem “A pedra balanceou”, de Carolina Abreu e Marianna Monteiro, e “Cidadãos de corpo inteiro”, de Patrícia Poção.

A entrada é gratuita!

MOSTRA DE FILME ETNOGRÁFICO
Sessão “Performatizando Futuros”
2 de Junho
Quinta-feira, 21h30
entrada gratuita

CINEMA
A pedra balanceou
de Carolina Abreu, Marianna Monteiro
Brasil, 2015 > 24′ > M/12

foto a pedra balanceou

A Pedra Balanceou explora as trocas entre a brincaderia de rua do Nego Fugido e as provocações de agitprop – agitação e propaganda – do teatro de grupo paulistano. Deslocado de seu tradicional percurso em Acupe, no recôncavo baiano, o Nego Fugido que acontece pelas ruas de São Paulo revela uma violenta força estética que vai ao encontro da militância dos grupos teatrais nos movimentos sociais da atualidade. Pelos rastros das saias de folhas de bananeiras trazidas à metrópole irrompem utopias, lutas e tensões.

+
Cidadão de corpo inteiro
de Patrícia Poção
2 de Junho
Quinta-feira, 21h30
Portugal, 2015 > 93′ > Todas as idades

foto Cidadaos_img2 (2)

Este documentário encerra e descodifica um processo de cerca de dois anos que resultou no espectáculo MAPA_o jogo da cartografia. “Cidadãos de corpo inteiro” revela diferentes fases deste processo de criação que emergiu com base no trabalho desenvolvido e consolidado no Porto, pela PELE, nos últimos sete anos e que se reflecte na criação e continuidade de Grupos de Teatro Comunitário (Grupo AGE, Grupo Auroras – Lagarteiro, Grupo de Teatro Comunitário EmComum – Lordelo do Ouro, Grupo de Teatro Comunitário da Vitória – Centro Histórico e Grupo de Teatro de Surdos do Porto). Durante esta labuta de cartografar, no seu caminho e na sua forma de fazer, houve ainda espaço para questionar o Teatro e a Cidadania como pilares da democracia. Porquê, como e com quem fazemos teatro comunitário?

Amanhã:

CINEMA
Iburi – Trompete dos Ticuna
de Edson Tosta Matarezio Filho
+
Kora
de Jorge Miguel Correia Carvalho
3 de Junho
Sexta-feira, 21h30
M/16 > 14? + 71? > entrada livre
sessão “Tocando para o futuro”, no âmbito da Mostra de Filme Etnográfico do VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (apoio: CMC)

Tags: , , , , , ,

Comments are closed.