Hoje em Lousada: “Matéria de Poesia”

Maria João Robalo e Sofia Lobo em "Matéria de Poesia" (foto de Augusto Baptista)

Maria João Robalo e Sofia Lobo em "Matéria de Poesia" (foto de Augusto Baptista)

 

A Escola da Noite apresenta hoje à noite (21h30), no Auditório Municipal de Lousada, o espectáculo recital “Matéria de Poesia”. A sessão decorre no âmbito de mais uma edição do FOLIA – Festival de Artes do Espectáculo, uma organização da Jangada Teatro, companhia com a qual estabelecemos este ano um intercâmbio.
Afastando-se do formato convencional dos recitais de poesia, o espectáculo propõe a leitura cénica de vinte poemas seleccionados de cinco autores brasileiros e portugueses: Adélia Prado, Manoel de Barros, Carlos de Oliveira, Alexandre O’Neill e Sophia de Mello Breyner Andresen. Em todos eles encontramos propostas de reflexão sobre as “pequenas coisas” a partir das quais se pode, afinal, fazer poesia, bem como sobre a importância de aproveitarmos da melhor maneira os “deslimites das palavras”.
“Matéria de Poesia” estreou em Outubro de 2006 e foi já apresentado mais de 50 vezes, tanto em salas de espectáculo como em várias bibliotecas municipais, tirando partido da sua capacidade de se adaptar a diferentes espaços. Vila Nova de Paiva (onde estreou, no âmbito do Encontro Nacional de Serviço Educativo de Bibliotecas Públicas), Aveiro, Faro, Leiria, Braga, Angra do Heroísmo, Loulé, Tavira, Albufeira. Monção e Torres Novas são apenas algumas das localidades nacionais onde foi já possível assistir a este espectáculo.

Tags: , , , , , ,

Comments are closed.