Histórias da Idade de Ouro

É um humor de guerrilha, que ataca quando menos se espera, e investe nos locais mais improváveis.

Ana Margarida de Carvalho, Visão, 12/05/2010

 

Os últimos 15 anos da ditadura de Nicolae Ceausescu, na Roménia, foram considerados como dos piores anos na história do país. A propaganda oficial, contudo, considerou-os uma “época de ouro”.

Com argumento e produção de Cristian Mungiu, “Histórias da idade de ouro” é uma colectânea de seis pequenos filmes, realizados por cinco realizadores da “nova vaga” do cinema romeno. Os filmes são inspirados em histórias reais – ou, pelo menos, em alguns dos “mitos urbanos” que abundavam na altura, surpreendentes e bizarros, suscitados pelo absurdo do regime que dominava o país.

Esta abordagem pelo humor, pelo ridículo e pela ironia, tão característica da forma como os romenos conseguem olhar para o seu passado recente, faz do filme o melhor pontapé de saída para a programação que antecipa “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”. E justifica a sua reposição no TCSB, três anos depois de aqui ter sido exibido, com assinalável sucesso, no âmbito do Périplo Cinematográfico Romeno.

A iniciativa conta com o apoio do Instituto Cultural Romeno, o que permite que a entrada seja gratuita. Aproveite!

CINEMA
Histórias da Idade de Ouro
de Ioana Uricaru, Hanno Höffer, Razvan Marculescu, Constatin Popescu, Cristian Mungiu
Comédia > M/12 > Roménia/França > 2009 > 144′ > legendado em Português

Historias da Idade do Ouro

21 de Novembro

sexta-feira, 21h30
entrada gratuita (oferta do Instituto Cultural Romeno)
apoio: MIDAS

Tags: , , ,

Comments are closed.