A Escola da Noite acolhe esta semana no TCSB a companhia de dança Balleteatro, do Porto. “Estrangeiros”, com direcção artística e coreografia de Né Barros, conta com a música e as interpretações ao vivo de Alexandre Soares e Jorge Queijo. Na véspera do primeiro espectáculo,  são exibidos três objectos de videodança produzidos pelo grupo, no bar do Teatro.

"Estrangeiros", pelo Balleteatro (foto: Luís Ferraz)

“Estrangeiros”, pelo Balleteatro (foto: Luís Ferraz)

Numa semana cheia de propostas no TCSB, A Escola da Noite volta a acolher, 13 anos depois de “Delete”, uma produção do Balleteatro. “Estrangeiros” sobe ao palco na quinta e na sexta-feira à noite (23 e 24 de Maio) e junta em palco quatro bailarinos (Bruno Senune, Flávio Rodrigues, Joana Castro e Pedro Rosa), dois músicos (Alexandre Soares e Jorge Queijo) e a arte digital de João Martinho Moura.
O espectáculo estreou no ano passado, no âmbito da Guimarães 2012 e é uma co-produção entre o Balleteatro, a Capital da Cultura e o Teatro Nacional de São João.
A coreógrafa define-o como “um projecto para desfrutar dos corpos e das suas imagens”. Inspirando-se na obra “O Estrangeiro”, de Albert Camus, Né Barros afirma: “aparentemente carregados de identidade, os estrangeiros são, afinal, figuras transversais esvaziadas”, são “deslocações ora de clichés de identificação, ora de estranhezas genuínas comportamentais”. “Estas figuras – acrescenta – oscilam entre um colectivo, um padrão, e um impessoal, solitário. Isolados, os estrangeiros vão cumprindo, exterior ou interiormente, a ideia de um estrangeiro face ao mundo que nos persegue”.

videodança serve de aperitivo
Na sequência das programações mais vastas que A Escola da Noite gosta de fazer com os artistas e estruturas que convida a apresentarem-se no TCSB (como nas residências artísticas, por exemplo), também este regresso do Balleteatro a Coimbra terá mais do que a simples apresentação do espectáculo. Na quarta-feira, dia 22 de Maio, são projectados no bar do Teatro três filmes relativos a três produções anteriores do grupo: “Untraceable Patterns”, “A Praça” e “Story Case”.
Na quinta-feira, logo após a primeira apresentação de “Estrangeiros”, o público é convidado a participar numa conversa informal com a equipa artística do espectáculo, podendo aprofundar o conhecimento sobre o trabalho e o percurso criativo da companhia, fundada na cidade do Porto em 1983.
A projecção dos filmes tem entrada gratuita e os bilhetes para os espectáculos custam entre 6 e 10 Euros, sendo aconselhável efectuar reserva pelos contactos habituais d’A Escola da Noite /TCSB.
O Balleteatro foi fundado em 1983. O projecto inclui uma escola profissional e uma companhia de dança, para além da programação do auditório do grupo, na cidade do Porto. Treze anos depois do acolhimento de “Delete”, ainda na antiga sala do Pátio da Inquisição, A Escola da Noite volta a ter o prazer de receber o grupo no seu espaço, desta vez no âmbito da rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora. Os bilhetes custam entre 6 e 10 Euros e as reservas podem ser feitas pelos contactos habituais do TCSB.

TCSB – PROGRAMAÇÃO

VIDEODANÇA
UNTRACEABLE PATTERNS + A PRAÇA + STORY CASE
Balleteatro