corpo desafio*

© João Tabarra | "Bleu", 2002, cortesia Galeria Graça Brandão

© João Tabarra | "Bleu", 2002, cortesia Galeria Graça Brandão

Quarto segredo

Conquistar-se a si próprio.

Conquistar, medir forças, puxar, ultrapassar, querer

Conseguir, aguentar, crescer, saber, envelhecer

Conseguir contrariar o peso.

 

Segredo coreográfico para dançar (aqui)

O peso do corpo pode ser leve, forte, ou pesado. Leve, quando nos esquecemos de pisar o chão; forte, quando vencemos a gravidade e a dificuldade; pesado, quando abandonamos tudo.

Caminhe com passos pequenos.

Acelere o passo até este se transformar num deslizar parecido com o andar de patins. Nesse momento, carregue um grande peso às costas. Observe a transformação dos seus passos.

Coloque-se num ponto do espaço. Cole os pés ao chão e enraíze o seu peso até sentir uma força que puxa: puxa para um lado, para o outro, para a frente, para trás. Experimente inclinar-se até ao limite do equilíbrio. Escolha uma postura de entre as imagens, reproduza-a petrificando, até sentir um som que quebre a quietude do corpo.

Tente fazer mortais com as mãos, com os tornozelos, com os cotovelos e com os joelhos.

Ande, corra e salte na direcção da terra.

 

 

 

 

* até 16 de Maio, A Escola da Noite publica algumas das fotografias que integram a exposição “uma carta coreográfica“, bem como os segredos e as fábulas que compõem cada um dos seus 18 painéis. Com “corpo desafio” prosseguimos na primeira estação: “O corpo como adivinha”. Para visitar no TCSB, de segunda a sexta (10h00-13h00 e 14h00-19h00) e aos sábados (14h30-19h00).

Tags: , ,

Comments are closed.