aula aberta com Virtudes Serrano

A propósito da apresentação do mais recente espectáculo d’A Escola da Noite – “Noite de amores efémeros”, de Paloma Pedrero, actualmente em cena no Teatro da Cerca de São Bernardo – a companhia e o Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras organizam esta quinta-feira, dia 9 de Dezembro, uma “aula aberta” com a investigadora espanhola Virtudes Serrano, intitulada: “O Teatro Espanhol entre os séculos XX e XXI: autores e obras”. A sessão terá lugar pelas 11h00, na Faculdadede Letras (Sala 13, 6º Piso) , com entrada livre, e constitui uma excelente oportunidade para que todos aqueles que se interessam pelo teatro espanhol contemporâneo possam ficar a conhecê-lo melhor e trocar experiências com uma das maiores especialistas nesta matéria.

Virtudes Serrano (Jerez de La Frontera, 1947) é professora catedrática de Língua e Literatura Espanholas e investigadora na Universidade de Murcia. Licenciada em Filologia Hispânica e doutorada em Filologia Românica, obteve os prémios Extradordinário de Doutoramento e Miguel Hernández de Investigação (Barcelona, 1992). É membro da Junta Directiva da Associação de Autores de Teatro desde 2002 e pertence ao Conselho de Redacção das revistas “Las Puertas del Drama” e da norte-americana “Estreno”.

Dedicada principalmente a estudos sobre o teatro contemporâneo, publicou uma monografia sobre a obra dramática de Domingo Miras e escreveu e publicou mais de uma centena de artigos sobre o teatro espanhol dos séculos XX e XXI em revistas especializadas espanholas e internacionais. Editou publicações de Jacinto Benavente, Federico García Lorca, Antonio Buero Vallejo José Maria Rodríguez Méndez, Alberto Miralles, Jesús Campos, Jerónimo López Mozo, Domingo Miras, José Sanchis Sinisterra, Concha Romero, Pilar Pombo, Paloma Pedrero, Carmen Resino y Juan Mayorga.

Desde 1992, foi responsável pela dramaturgia de vários espectáculos em Espanha, entre os quais “Las brujas de Barahona”, de Domingo Miras, “La vida es sueño, de Calderón de La Barca, “ Las Meninas”, de Buero Vallejo, e “La traición en la amistad, de María de Zayas”.

Esta “aula aberta” é a segunda Jornada de Dramaturgia Espanhola Contemporânea organizada pel’A Escola da Noite, uma semana depois das sessões com Paloma Pedrero, a autora de “Noite de Amores Efémeros”. Na sua comunicação, Virtudes Serrano apresentará uma visão panorâmica do teatro que actualmente se escreve e faz em Espanha, antecipando as vindas a Coimbra de vários outros nomes da dramaturgia espanhola, previstos para 2011.

O espectáculo com que A Escola da Noite iniciou esta abordagem ao teatro espanhol – “Noite de amores efémeros”, de Paloma Pedrero, encenado por Sofia Lobo – continua entretanto em cena em Coimbra, no Teatro da Cerca de São Bernardo, por mais duas semanas, até 19 de Dezembro: de terça a sábado às 21h30 e aos domingos às 16h00.

Tags: ,

Comments are closed.