“As Orações de Mansata”: 13 actores lusófonos preparam co-produção no TCSB

A Escola da Noite iniciou esta semana a segunda fase dos ensaios do espectáculo “As Orações de Mansata”, de Abdulai Sila. Treze actores oriundos de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe integram o elenco desta co-produção internacional, dirigida por António Augusto Barros, que tem estreia marcada para 17 de Outubro. Acompanhe os trabalhos e reserve antecipadamente os seus lugares. A temporada em Coimbra é muito curta!

Ensaios de "As Orações de Mansata" em São Tomé: leitura pública. Da esquerda para a direita: Amador Fernandes (São Tomé e Príncipe), Paulo Figueira (Angola), Rogério Boane (Moçambique), Ridson Reis (Brasil), Wilson Sousa (São Tomé e Príncipe), Trindade Costa (Guiné-Bissau), Igor Lebreaud (Portugal), Miguel Magalhães (Portugal), Jorge Biague (Guiné-Bissau). Foto: Sofia Lobo

Ensaios de “As Orações de Mansata” em São Tomé: leitura pública. Da esquerda para a direita: Amador Fernandes (São Tomé e Príncipe), Paulo Figueira (Angola), Rogério Boane (Moçambique), Ridson Reis (Brasil), Wilson Sousa (São Tomé e Príncipe), Trindade Costa (Guiné-Bissau), Igor Lebreaud (Portugal), Miguel Magalhães (Portugal), Jorge Biague (Guiné-Bissau). Foto: Sofia Lobo

O P-STAGE – Portuguese-Speaking Theatre Actors Gather Energies é o quarto Estágio Internacional de Actores realizado pela Cena Lusófona. Desta vez, após a realização de três oficinas de interpretação realizadas em Angola, na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe, ele prevê a construção de um espectáculo em condições profissionais. A escolha da peça recaiu sobre a obra “As Orações de Mansata”, de Abdulai Sila, publicada na colecção “Teatro” da Cena Lusófona em 2011.
Para além dos dois actores de cada uma das três companhias envolvidas – A Escola da Noite e Companhia de Teatro de Braga (Portugal) e Bando de Teatro Olodum (Salvador, Brasil) – o elenco integra sete actores africanos, seleccionados a partir das oficinas.
A componente formativa mantém-se ao longo dos ensaios deste espectáculo: ainda em São Tomé, os actores tiveram aulas de capoeira e em Portugal trabalharão com Filipe Crawford (técnica da máscara), Zebrinha (coreografia) e Jarbas Bittencourt (música), entre outros.
À semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, e como é também seu objectivo, o Estágio Internacional está a revelar-se uma riquíssima oportunidade de intercâmbio cultural entre os participantes, tirando o máximo partido das diferentes experiências de cada um deles e estimulando a partilha de saberes e conhecimentos.
Queremos partilhar essa riqueza consigo! Em Coimbra, vamos ter uma curta temporada de dez espectáculos, entre 17 e 27 de Outubro. Coloque na agenda e reserve com antecedência os seus lugares.
Faça-nos companhia!

As Orações de Mansata
de Abdulai Sila

encenação António Augusto Barros elenco Amador Fernandes, Elane Nascimento, Emílio Lucombo, Igor Lebreaud, Jorge Biague, Marleny Musa, Miguel Magalhães, Paulo Figueira, Ridson Reis, Rogério Boane, Solange Sá, Trindade da Costa e Wilson de Sousa