A Escola da Noite acolhe sessão do Seminário Internacional ESPECTÁCULO / CIDADE / TEATRO

cartaz-seminario

 

 

A Escola da Noite acolhe no Teatro da Cerca de São Bernardo, no próximo dia 1 de Julho, pelas 18h30, a Mesa 2 do Seminário Internacional “Espectáculo/Cidade/Teatro: As representações da cidade entre o espectáculo e a cena teatral contemporânea”, organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Cidades e Culturas Urbanas (NECCURB/CES) e coordenado pelos investigadores Carlos Fortuna, José Simões de Almeida Júnior e Maria Amélia Corá.

Com o título “A cidade como metáfora”, o debate a realizar no TCSB conta com as intervenções dos dramaturgos Newton Moreno (Brasil) e Abel Neves (Portugal), que falarão a partir de duas das suas mais recentes obras: “Assombrações do Recife Velho” e “Este Oeste Éden”, respectivamente. A sessão, moderada por Rui Pina Coelho, incluirá leituras de excertos destas duas obras, a cargo de elementos da Casa da Esquina, no primeiro caso, e de actores d’A Escola da Noite, no segundo. “Este Oeste Éden”, de Abel Neves, é, lembramos, o espectáculo que A Escola da Noite está neste momento a preparar e que tem estreia marcada para o próximo mês de Julho.

O Seminário em que esta sessão se inclui pretende reflectir sobre as representações da cidade produzidas pelo e no teatro contemporâneo, quer na cena, quer fora dela, bem como sobre as relações que se estabelecem entre essas representações e a paisagem da cidade e as políticas culturais. Centrado sobre a experiência de Portugal e do Brasil, o Seminário propõe-se discutir as narrativas de visibilidade da cidade produzidas pelo teatro, a partir da dramaturgia, da encenação, da arquitectura teatral, da programação, da animação cultural, da actuação das companhias, dos projectos e das políticas públicas, tendo como eixos de análise a espacialidade e o imaginário, num contexto de proximidade linguística.

A colaboração d’A Escola da Noite, que se estenderá ainda à participação de um dos seus elementos na mesa-redonda “Narrativas da Visibilidade – experiências das companhias teatrais e a cidade”, agendada para dia 3 de Julho, ocorre na sequência de várias colaborações anteriores entre a companhia e o NECCURB/CES, grupo coordenado por Carlos Fortuna.

As inscrições no seminário são limitadas e podem ser feitas através do site do Centro de Estudos Sociais, até 25 de Junho.

Tags: , , , , ,

2 Responses to “A Escola da Noite acolhe sessão do Seminário Internacional ESPECTÁCULO / CIDADE / TEATRO”

  1. […] Moreno participam hoje à tarde no Teatro da Cerca de São Bernardo numa mesa-redonda intitulada “A cidade como metáfora”. Falarão sobre duas das suas obras mais recentes: “Este Oeste Éden” e […]

  2. […] As representações da cidade entre o espectáculo e a cena teatral … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]