A Cena no Café – Arquitectura e Antropologia em debate

ATT00001

A próxima sessão de “A Cena no Café” tem lugar hoje, dia 16 de Novembro, pelas 18h00, no Café-Teatro do Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra. Dedicada aos cruzamentos entre a arquitectura e a antropologia, contará com a participação dos arquitectos José António Bandeirinha e Paulo Providência e dos antropólogos Luis Quintais, Nuno Porto e Sandra Xavier. A ocasião servirá também para a apresentação dos Colóquios de Outono da Universidade de Coimbra, agendados para a semana seguinte, este ano com o tema Intersecções – antropologia e arquitectura.

Vocacionada para o intercâmbio teatral entre os países de língua portuguesa, a Cena Lusófona integra nas suas actividades o contributo de várias disciplinas, com particular destaque para a arquitectura e a antropologia. Entre os projectos que têm sido desenvolvidos por esta associação sediada em Coimbra encontram-se, por exemplo, o inventário de espaços cénicos dos países africanos, coordenado por José António Bandeirinha, e a investigação sobre as artes performativas tradicionais nos países da CPLP, da qual resultou já a produção de dois documentários sobre os narradores orais de São Tomé e Príncipe e outro sobre o Carnaval de Bissau, bem como o álbum fotográfico de Augusto Baptista sobre o “Auto de Floripes”, também em São Tomé e Príncipe.

Arte multidisciplinar por definição, o teatro assume-se assim como um dos óbvios palcos de intersecção entre arquitectura e antropologia, contribuindo para iluminar muitas das possibilidades de relacionamento e de inspiração recíproca entre elas.

A Cena Lusófona associa-se com esta sessão aos Colóquios de Outono da Universidade de Coimbra, partilhando com o público uma espécie de “aperitivo”para os debates que terão lugar uma semana depois.

A entrada é livre.

Tags: ,

Comments are closed.