“A Canoa”: últimos espectáculos em Coimbra

A Escola da Noite apresenta esta semana os últimos espectáculos em Coimbra da sua mais recente produção: “A Canoa”, de Cándido Pazó. Na quinta-feira, dia 15, há uma sessão especial dedicada à APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Metade das receitas de bilheteira desse dia revertem para uma das instituições que mais trabalha em Portugal no campo da violência doméstica.

Sofia Lobo, Maria João Robalo, Igor Lebreaud, "A Canoa" (foto: Pedro Rodrigues)

Sofia Lobo, Maria João Robalo, Igor Lebreaud, “A Canoa” (foto: Pedro Rodrigues)

“A Canoa”, peça escrita e encenada pelo galego Cándido Pazó, estreou no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, no passado dia 17 de Setembro. A partir de um episódio meio absurdo – um vizinho queixa-se, numa reunião de condomínio, por causa de uma canoa “estacionada” num lugar de garagem –, a história é contada em palco por dois actores que preparam um espectáculo sobre violência doméstica. Através das suas memórias e dos ensaios que fazem à frente do público, o espectador vai descobrindo os pormenores de uma situação que eles próprios testemunharam, no mesmo prédio em que ensaiam diariamente.
Como a crítica e o público têm salientado, a alternância entre o humor e o drama e a forma muito directa como o tema é abordado ajudam a criar as condições para que o espectador simultaneamente se divirta e reflicta sobre o problema da violência doméstica, um tema de premente actualidade.

Sessão dedicada à APAV
Ao longo da temporada, que entra agora na quinta e última semana de apresentações, A Escola da Noite tem organizado diversas iniciativas complementares, com o objectivo de alargar e aprofundar o debate público sobre as questões associadas à violência doméstica, em Portugal e no mundo. Nesta última semana, a companhia associa-se às comemorações do 25.º aniversário da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), instituição à qual dedica o espectáculo da próxima quinta-feira. Metade das receitas de bilheteira desse dia (em que os bilhetes têm o preço único de 5 Euros) revertem a favor da Associação, uma homenagem simbólica ao importantíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido pela APAV ao longo das últimas décadas.

IMAGEM APAV

Taleguinho regressa ao TCSB
Para além da despedida de “A Canoa”, a semana do TCSB fica ainda marcada pelo regresso do espectáculo “Costurar cantigas e histórias da nossa memória”, pelo Taleguinho, o projecto musical para miúdos e graúdos criado por Catarina Moura e Luís Pedro Madeira. Oito meses depois da estreia, que ocorreu no âmbito da primeira temporada dos “Sábados para a infância no TCSB”, o espectáculo volta ao contacto com o público de Coimbra, para mais uma sessão que promete ficar na memória de todos quantos o virem e ouvirem. Ao longo de 50 minutos, num clima de grande proximidade, crianças e famílias fazem uma delicada viagem ao cancioneiro tradicional de Portugal e da Galiza: histórias, músicas e lenga-lengas, oferecidas num ambiente único que tem deliciado centenas de espectadores ao longo dos últimos meses.

clique para ver galeria completa

TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO
Programação de 12 a 18 de Outubro de 2015

A Canoa