Uma comédia que interpela a arte

A Escola da Noite acolhe este fim-de-semana, no TCSB, a estreia do espectáculo “Os bimbos da arte monocromática”. Trata-se do mais recente trabalho de educação pela arte do Grupo de Teatro da Liga dos Amigos do Museu Machado de Castro, dirigido por Ricardo Kalash.

Guilherme Portugal, Hugo Fonseca e Pedro Silva são os três jovens actores que sobem ao palco do Teatro da Cerca de São Bernardo esta sexta-feira à noite, para apresentar “uma comédia à antiga”. De acordo com o encenador Ricardo Kalash, o espectáculo “interpela a teoria de arte contemporânea”, usando-a “como material plástico, como texto, como base para o jogo entre os actores”. Sempre brincando e por entre referências a filósofos e artistas de todos os tempos, três “bimbos” vêm ao teatro pavonear os seus “monstruosos egos”.

O Grupo de Teatro da Liga dos Amigos do Museu Machado de Castro tem actividade regular desde 2000. Promove cursos anuais de formação teatral e apresenta regularmente as suas produções. “Acreditamos – afirma Ricardo Kalash – que só se pode falar de educação pela arte e de excelência técnica se o trabalho artístico for realizado de forma continuada e rigorosa”. “Sem infantilizações ou cedências no grau de experimentação”, acrescenta.

A Escola da Noite associa-se agora a este projecto, acolhendo no palco do TCSB a estreia da mais recente produção do Grupo de Teatro da Liga. As sessões têm lugar sexta-feira, 30 de Setembro (21h30) e sábado, 1 de Outubro (às 17h00 e às 21h30). Para além da parceria institucional com o Museu, de que a companhia se orgulha, trata-se de uma dupla oportunidade: a dos jovens actores de poderem criar e mostrar o seu trabalho num palco com as melhores condições artísticas e técnicas e a de mais espectadores poderem ficar a conhecer o relevante trabalho que vem sendo desenvolvido no Museu.

A utilização da formação artística, através da prática, como instrumento de formação de novos públicos e de sensibilização para as artes – cénicas e outras – é um dos desígnios que A Escola da Noite partilha com a Liga dos Amigos do Museu Machado de Castro e que agora se materializa, da melhor maneira, sob a forma de espectáculo.

À semelhança do que tem sido a prática do Grupo de Teatro da Liga, o texto será publicado em livro, juntando-se a uma colecção que inclui já dois títulos de Ricardo Kalash: “A saga do arco-íris” (2009) e “A Caverna” (2011), cuja terceira edição será também lançada nesta ocasião.

Ricardo Kalash é actor profissional e encenador, com uma vasta experiência de formação junto de grupos de amadores de teatro. Dirige o Grupo de Teatro da Liga dos Amigos do Museu Machado de Castro desde a sua fundação. Colaborar regular d’A Escola da Noite, integrou os elencos de vários espectáculos da companhia, como “Além as estrelas são a nossa casa”, “Bonecos e Farelos”, “TNT – Tumulto no Teatro” ou “Sabina Freire”, entre outros.

TEATRO
Os bimbos da arte momocromática
Grupo de Teatro da Liga dos Amigos do Museu Machado de Castro

TCSB, 30/09 (21h30) e 01/10 (17h00 e 21h30)
preço único: 5,00 Euros

texto Ricardo Kalash, Hugo Fonseca, Guilherme Portugal e Pedro Silva encenação e cenografia Ricardo Kalash elenco Hugo Fonseca, Guilherme Portugal e Pedro Silva figurinos Ricardo Kalash, Hugo Fonseca, Guilherme Portugal e Pedro Silva desenho de luz Danilo Pinto (A Escola da Noite) sonoplastia Eduardo Gama (A Escola da Noite), Ricardo Kalash e Hugo Fonseca imagem gráfica Ana Rosa Assunção (A Escola da Noite) produção Ricardo Kalash organização Museu Nacional de Machado de Castro e Liga de Amigos do Museu Nacional de Machado de Castro – AMIC colaboração A Escola da Noite/TCSB e Cena Lusófona apoios Impressões e Soluções, Lda agradecimentos todos os funcionários do Museu Nacional de Machado de Castro assim como aos seus seguranças, Nuno Henriques

Tags: , , , , ,

4 Responses to “Uma comédia que interpela a arte”

  1. […] A Escola da Noite weblog « Uma comédia que interpela a arte […]

  2. […] 01/10, sábado TEATRO Os Bimbos da Arte Monocromática […]

  3. […] Os Bimbos da Arte Monocromática – o espectáculo que o Grupo de Teatro da Liga dos Amigos do Museu Machado de Castro aqui estreou em Setembro do ano passado – está de volta ao TCSB. […]

  4. […] ao TCSB para nos falarem de arte contemporânea. Ricardo Kalash escreveu o texto com eles e encenou esta comédia. No próximo sábado, à tarde e à noite. Não […]