“Se o leitor português conhece A grande arte, Agosto ou Vastas emoções e pensamentos imperfeitos, do brasileiro Rubem Fonseca, este O buraco na parede já o tem conquistado. Mas, se não conhece, bem pode ser uma iniciação à excelente arte de contar de um dos maiores escritores de língua portuguesa da actualidade a quem o labéu de policial nunca pôde obrigar a descer um único degrau nos estatutos da literatura civilizada. Um bálsamo, por um lado. Um safanão, também.”
Francisco José Viegas, in revista “Ler”, Inverno/96
“O buraco na parede é uma obra-prima do conto, verdadeira síntese de arte de Rubem Fonseca” em que” (…) o essencial, se não for o aprofundamento notório do trabalho estilístico, com o registo acurado das variações da linguagem, do simples diálogo ao extenso monólogo, ou as situações excepcionais, ou o desencadeamento imprevisível dos factos, ou os desfechos desconcertantes, será a persistência da mais notável característica da ficção de Rubem Fonseca: dar a ver a cidade, a vida e a violência da cidade em cada pormenor de cada história. Como se cada conto fosse um outro buraco para espreitar a cidade.”
Abel Barros Baptista, in Público, 9.3.96
“Persistentemente, Rubem Fonseca considera, com excepcional ímpeto celebrante, a enumeração de processos ficcionais em que é sacrificada qualquer fácil solução estrutural e onde nos surge a turbulência de diversas propostas constitutivas da sua distinta narração.”
José Emílio-Nelson, in Jornal de Notícias, 30.5.95
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