“A Anarquia é, para mim, um meio para chegar à realização do indivíduo; não o contrário. Se assim fosse, a Anarquia também seria um fantasma.”
Abele Rizieri Ferrari
Terá lugar no bar do TCSB na próxima sexta-feira, dia 10 de Maio, pelas 19h00, a apresentação do livro “Flores Silvestres, uma antologia de Abele Rizieri Ferrari”, editado pela Textos Subterrâneos.
De acordo com os editores, “Abele Rizieri Ferrari, mais conhecido pelo pseudónimo de Renzo Novatore, foi um poeta da anarquia que viveu alguns dos anos mais turbulentos de uma Itália revolucionária e pré-fascista, em que os sonhos de mudança radical de sociedade se esbateram com a traição socialista e a reacção bruta fascista, num país dividido em dois pólos extremos de conflito. Abele viu a sua vida ser-lhe ceifada muito cedo pelas forças de autoridade, nesse mesmo ano de 1922 em que Mussolini marchou sobre Roma, mas deixou-nos um legado quase único de escritos espalhados por revistas e jornais e que o tornam uma figura ímpar, ainda que quase desconhecida, na história do anarquismo. É parte desse legado que hoje recuperamos e trazemos para o português com esta antologia, que espelha o seu pensamento individualista radical nos antípodas de qualquer concepção anarquista tradicional e que o tornaram ‘maldito’ mesmo entre os seus.”
Tags: Abel Ferrari, Flores Silvestres, Renzo Novatore, Textos subterrâneos