Double Bill celebra aniversário no TCSB

Maranha/Garcia/Ferrandini (foto: Nuno Martins)

 

Open Field String Trio (foto: Rossana dos Reis)

A Escola da Noite acolhe no próximo sábado à noite (4 de Fevereiro), no Teatro da Cerca de São Bernardo, o concerto comemorativo do segundo aniversário do Double Bill – ciclo de música improvisada. O programa integra o Open Field String Trio e a formação Maranha/Garcia/Ferrandini.

Composto por três músicos conimbricenses – João Camões (viola d’arco), José Miguel (contrabaixo) e Marcelo dos Reis (guitarra clássica) -, o Open Field String Trio afirma-se em “busca de um campo aberto”, de um espaço “onde a pesquisa, a fruição e a insubmissão ainda são possíveis”. Perante a dificuldade em catalogar a música que fazem, definem-se como “um feixe de possibilidades”, juntando linguagens “muitas vezes vistas como contraditórias”. O resultado, afirmam, é um som “volumoso e cinzento, mas onde há sempre espaço para o silêncio e fortes golpes de cor”. Ao longo dos últimos anos, o trio tem tido oportunidade de cruzar caminhos com músicos bastante diversos (Renato Ciunfrinni, Elliott Sharp, Burton Greene, entre outros), dando provas de uma visão musical muito abrangente, capaz de captar num só fôlego a energia e frugalidade do jazz e as mais aventurosas pesquisas tímbricas da música contemporânea.

À dupla David Maranha (órgão) e Gabriel Ferrandini (bateria), que recentemente editou o disco “A fonte de Aretusa” (Mazagran, 2011), junta-se neste espectáculo a contrabaixista Margarida Garcia. Coimbra assiste a um dos primeiros concertos deste trio, que prepara já uma nova edição, a sair ainda este ano.

O ciclo Double Bill foi desenhado com o objectivo de criar “um espaço para a apresentação de música criativa em Coimbra, permitindo a troca de experiências entre criadores com diferentes percursos e abordagens”. Como o nome indica, junta sempre duas apresentações: grupos ou artistas convidados e músicos de Coimbra. Para além dos vários locais da cidade que já utilizou ao longo destes dois anos (TAGV, Salão Brazil, Museu Machado de Castro), o ciclo realizou também sessões especiais noutras cidades portuguesas (Lisboa, Porto, Aveiro) e em Dublin, na Irlanda. Entre os músicos que acolheu (mais de três dezenas), incluem-se nomes como Bruno Parrinha, João Pedro Viegas, Hernâni Faustino, Travassos, Pedro Lopes, Pedro Sousa, Abdul Moimême, D’Incise, Marcel Chagrin, Marco von Orelli, Sheldon Suter, Sei Miguel, Fala Mariam, César Burago, Pedro Lopes, Shane Latimer, João Filipe, Henrique Fernandes, Tiago Sousa, Ricardo Ribeiro, Baltazar Molina, João Apolinário, Manuel Ara Gouveia, Onno Govaert, John Dikeman, Andrea Taeggi, Dirk Bruinsma e Frank Crijns.

O concerto do próximo sábado tem início às 22h00 e os preços variam entre os 5 (estudantes, maiores de 65 anos e grupos) e os 7 Euros. Os espectadores podem ainda beneficiar das campanhas recentemente iniciadas pelo TCSB (“Até ao próximo” e “Teatro [em] na Baixa”). As reservas devem ser feitas pelos contactos habituais do Teatro (239 718 238 ou geral@aescoladanoite.pt)

MÚSICA

Double Bill: concerto comemorativo do II aniversário

Open Field String Trio

João Camões viola d’arco José Miguel contrabaixo Marcelo dos Reis guitarra clássica

+

Maranha/Garcia/Ferrandini

David Maranha órgão Margarida Garcia contrabaixo eléctrico Gabriel Ferrandini bateria

Teatro da Cerca de São Bernardo

4 de Fevereiro, sábado, 22h00

5 a 7 €

informações e reservas

239 718 238 / geral@aescoladanoite.pt

 

Tags: , , , , , , ,

2 Responses to “Double Bill celebra aniversário no TCSB”

  1. […] Double Bill – ciclo de música improvisada festeja hoje à noite, no TCSB, o seu segundo aniversário, com o Open Field String Trio e a formação […]