Antecipando o início da nova temporada de “As Orações de Mansata”, A Escola da Noite tem o prazer de promover, com a Cena Lusófona e a Papaveronoir, a exibição de “A Batalha de Tabatô”, o elogiado filme de João Viana, que obteve a menção honrosa para melhor primeira obra no Festival de Berlim 2013.
Tabatô é uma aldeia no interior da Guiné-Bissau. A sua população é integralmente constituída por músicos Djidius, os cantores-poetas hereditários cujas canções de louvor e contos e lendas representam um papel fundamental na vida musical de África.
Apresentado como uma metáfora da situação presente na Guiné Bissau, o filme conta a história pessoal e dramática de BAIO (Djidiu e ex-soldado mandinga ao serviço dos Portugueses) que regressa à Guiné Bissau, à sua aldeia natal de Tabatô, trinta e sete anos após o fim da guerra colonial, para assistir ao casamento da sua filha FATU com o filho do chefe da aldeia, IDRISSA DJABATÉ, um músico emergente na Guiné Bissau.
A sessão em Coimbra está agendada para 15 de Março, sábado, pelas 21h30, e é seguida de conversa com o realizador. Os bilhetes custam 3 Euros (preço único) e é possível reservar lugar pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.
CINEMA
A Batalha de Tabatô
de João Viana
seguido de conversa com o realizador
15 de Março
sábado, 21h30
78′ > M/12 > 3 Euros
Tags: A Batalha de Tabatô, As orações de Mansata, João Viana