Comédia romena na terceira etapa do Périplo

Dezasseis anos depois da queda de Ceausescu, por altura do Natal, um reformado, um professor de história com problemas financeiros e o patrão de uma televisão local procuram responder à pergunta “houve ou não houve revolução na nossa cidade?”. É a partir daqui que se constrói “12:08 A Este de Bucareste”, a comédia realizada por Corneliu Porumboiu, terceiro filme do Périplo Cinematográfico Romeno. Passa esta segunda-feira, pelas 21h30, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. Com entrada livre e debate no final.

Incluído no lote de quatro filmes escolhidos para este ciclo a decorrer na cidade de Coimbra até 3 de Outubro, o filme oferece-nos um diferente e divertido olhar sobre a memória dos anos da revolução romena, que colocou fim à ditadura de Ceausescu. Dois supostos “heróis” da revolução numa cidade afastada da capital são colocados em causa em directo, na televisão, ao longo de um talk-show no qual iriam ser homenageados.
A sátira não poupa ninguém e é particularmente acutilante em relação às expectativas frustradas no pós-revolução. Numa entrevista a propósito do filme, Porumboiu, que tinha 14 anos em 1989, afirma: “Eu não pretendo tratar da revolução no meu filme mas tento mostrar o que aconteceu nos dezasseis anos desde aí”. “Tenho a impressão – acrescenta – que as grandes esperanças e desejos que temos tido desde a revolução foram na maior parte decepcionantes. A maior parte das pessoas não estavam preparadas de todo para as mudanças que aconteceram”.

Primeira longa-metragem da carreira de Porumboiu, o filme, de 2006, foi nesse mesmo ano premiado pela Academia Romena de Cinema (melhor longa-metragem e melhor argumento), pelo Festival Internacional de Cinema da Transilvânia (melhor filme em competição e prémio do público), pela Confederação Internacional do Cinema de Arte e Ensaio (prémio CICAE) e pelo Festival de Cannes (prémio Câmara de Ouro e prémio Marca Europa Cinemas). Para além disso, foi ainda distinguido em festivais internacionais em países como a Dinamarca, a Itália, a Croácia, a Grécia e a Tailândia.

À semelhança dos outros realizadores representados no “Périplo”, Corneliu Porumboiu formou-se em realização de cinema na Universidade Nacional de Arte Teatral e Cinematográfica “Ion Luca Caragiale”, de Bucareste. Depois de “12:08 A este de Bucareste”, dirigiu “Intermediar” e “Police, Adjective” (premiado no Festival de Cannes de 2009).
O Périplo Cinematográfico Romeno é uma iniciativa do Instituto Cultural Romeno, em parceria com A Escola da Noite / TCSB e o FilaK Cineclube, que pretende divulgar e debater a nova cinematografia deste país, ainda largamente desconhecida em Portugal. No final de cada sessão (com entrada gratuita), é aberto um espaço de debate com a assistência, com a participação de especialistas convidados pela organização. Para esta sessão, as programadoras do ciclo, Iolanda Vasile e Mihaela Mihai, convidaram o historiador Miguel Cardina e a historiadora e antropóloga Maria Paula Meneses, ambos investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Tags: , , ,

One Response to “Comédia romena na terceira etapa do Périplo”

  1. […] A Escola da Noite weblog « Comédia romena na terceira etapa do Périplo […]