ÚLTIMA HORA: oficina de música para teatro no TCSB

Ridson Reis, actor e assistente de direcção musical de “As Orações de Mansata”, dirige para o TCSB, ainda em Maio, a oficina “A música no teatro”, uma rara oportunidade de trabalhar este campo específico da criação artística.

A formação tem lugar nas instalações do CAV (cujo apoio agradecemos), entre os dias 22 e 31 de Maio (de quinta a sábado) e as inscrições podem ser feitas até ao próximo dia 20.

A ficha de inscrição pode ser descarregada a partir daqui.

OFICINA

“A música no teatro”

Descrição
A oficina “A Música no Teatro” é dirigida a pessoas com interesse na musicalidade dos espectáculos de teatro. O objectivo não é formar músicos e/ou compositores, é expandir o olhar para a música de um modo geral e instigar a curiosidade e a criatividade.
Os primeiros indícios da música na história da humanidade são da música percussiva e corporal; há música no silêncio, na respiração, no andar, no olhar, e há também música na palavra. É a partir desses princípios que o curso se desenvolve e dá ao aluno, através de jogos e reflexões, individuais e colectivas, a possibilidade de conhecer e entender algumas maneiras de construção de música teatral na prática.

Formador
Ridson Reis

Destinatários
actores/actrizes; alunos/as do ensino artístico; público em geral (máximo: 30 participantes)

Duração

– 22 e 23 de Maio de 2014 (quinta e sexta): 18h00 – 20h00
– 24 de Maio de 2014 (sábado): 11h00 – 13h00
– 29 e 30 de Maio de 2014 (quinta e sexta): 18h00 – 20h00
– 31 de Maio de 2014 (sábado): 14h00 – 18h00

Preço
– 50,00 Euros (IVA incluído)
– desconto de 40% para alunos do Curso de Estudos Artísticos (FLUC), do Curso de Teatro e Educação (ESEC), do Curso de Interpretação do Colégio São Teotónio e do Conservatório de Música de Coimbra e para elementos dos grupos de teatro universitário (TEUC, CITAC e GEFAC)

– Centro de Artes Visuais

Inscrições
Envie a Ficha de Inscrição, devidamente preenchida, ATÉ 20/05/2014, para geral@aescoladanoite.pt

RIDSON REIS

Ridson

Músico e actor há doze anos e do Bando de Teatro Olodum há oito, onde actua em todos os espectáculos do reportório actual, como actor e percussionista.
Trabalhou como assistente de direcção, colaborador e também como director musical nos espetáculos: “Experimentos 2,3,4 e 5” da Universidade de Teatro Vila Velha, “O Quarto do Nunca” com o K-Cena Projeto para jovens actores (Brasil, Portugal e Cabo Verde), “As Orações de Mansata” no IV Estágio Internacional de Actores da Cena Lusófona em Portugal (P-STAGE), com direcções de Márcio Meirelles, do cabo-verdiano João Branco e do português António Augusto Barros, respectivamente.
Na área da música fez vários cursos: canto, através da Fundação Gregório de Matos com Marcelo Jardim; três anos de curso de música percussiva com leitura de partitura e aula prática pela Fundação Cultural do Estado da Bahia; um curso de extensão na Escola de Música da UFBA. Participou no curso “A Musicalidade do Corpo do Actor”, conduzida por Jean Jacques Lemêtre, músico do Théâtre Du Soleil.

Tags: , ,