Turismo para Todos

“Desenho Universal é a intervenção sobre os ambientes, produtos e serviços com o objectivo de que todos, incluindo as gerações futuras, independentemente da idade, sexo, capacidade ou o contexto cultural, poderão participar na construção da nossa sociedade, com actividades sociais, culturais, recreativas e de entretenimento ao mesmo tempo ser capaz de aceder, utilizar e compreender qualquer parte do ambiente, com tanta independência possível.
Quando em algum momento das nossas vidas experimentamos a diferença e vivencíamos a distância que nos separa do homem idealizado, jovem e saudável, de estatura média e com capacidades de utilização dos espaços e dos equipamentos, é aí, nesse momento que as adversidades e as barreiras do meio em que vivemos se sentem mais fundo….
Promover a acessibilidade dos equipamentos turísticos, públicos e privados, com ganhos de funcionalidade, é garantia de melhor qualidade de vida para todos os cidadãos. Garantindo autonomia, derrubam-se preconceitos e favorecem-se práticas inclusivas para todos mas principalmente para as pessoas com deficiência, incapacidades e dificuldades na mobilidade.
É possível desenhar e equipar sem barreiras os espaços e adequar a sua utilização para um número grande de pessoas com diferenças na sua mobilidade, abrindo assim caminho a uma consistente coesão social.”

Tags: , ,

Comments are closed.