TCSB: Segue-me à capela cantam aos vivos em tempo de finados

As Segue-me à Capela são as próximas convidadas musicais d’A Escola da Noite para actuarem no Teatro da Cerca de São Bernardo. O concerto é no “dia de todos os santos” e não se esquiva às particularidades do calendário: “em tempo de finados, cantar aos vivos” é o título que as sete inconfundíveis vozes quiseram dar a este momento.

capelascartaz

Prestes a lançar o seu segundo CD (dez anos depois do muito elogiado album com o mesmo nome do grupo), as Segue-me à Capela vêm pela primeira vez ao palco do TCSB para um concerto especial, inspiradas pelo “tempo de finados” mas dispostas a todos os esconjuros.
O alinhamento inclui algumas das músicas do próximo trabalho discográfico, ao lado de algumas das mais emblemáticas canções do reportório do grupo. Com as sete cantoras que actualmente são as Segue-me à Capela – Ananda Fernandes, Catarina Moura, Joana Dourado, Mila Bom, Margarida Pinheiro, Maria João Pinheiro e Ana Marques – estará João Balão, na percussão.
Para ajudar a espantar os (maus) espíritos, não faltarão uma queimada galega e umas tradicionais “broinhas de finados”, no que promete ser uma grande noite de festa ali para os lados do Pátio da Inquisição…

Segue-me à Capela
Segue-me à Capela é um colectivo de sete mulheres que trabalha a música tradicional portuguesa numa perspectiva contemporânea, usando a voz como principal instrumento; a percussão e alguns elementos cénicos reforçam os climas gerados a partir do canto. O grupo existe há 15 anos, realizou inúmeros concertos em Portugal e no estrangeiro, colaborou com diversos artistas em discos e concertos, tendo editado o seu primeiro CD em 2004, com edição de autor. O trabalho foi muitíssimo bem recebido pelo público e pela crítica, que destacou a qualidade dos arranjos vocais, a singularidade e harmonia do conjunto das vozes e a originalidade do grupo no contexto da música tradicional portuguesa.
Do seu reportório fazem parte cantares tradicionais recolhidos por Michel Giacometti, José Alberto Sardinha, Ernesto Veiga de Oliveira e pelo GEFAC. O grupo recria os arranjos vocais registados nessas recolhas, acrescentando-lhes novas linhas que conferem aos temas uma imagem diferente e “modernizada”, sem perder o sabor ancestral das versões originais.
“Cantamos à capela… porque gostamos de ouvir os lugares da voz, os silêncios das palavras e a harmonia surpreendente que estas cantigas guardam…”, escrevem as cantoras sobre o seu próprio trabalho.
O concerto é a 1 de Novembro, sábado, pelas 21h30, e os bilhetes já estão à venda. Os preços variam entre os 5 e os 10 Euros, sendo aconselhável fazer reserva prévia, pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Segue-me à capela
“em tempo de finados, cantar aos vivos”
1 de Novembro