o trimestre

A temporada teatral ainda nem vai a meio e já tem um momento incontornável. “1974”, o mais recente trabalho do Teatro Meridional, estreado em co-produção com o Teatro Nacional D. Maria II, é um daqueles espectáculos que entra directamente para a história do teatro português – pela ambição da proposta, pela harmoniosa articulação das várias linguagens que se cruzam em palco, pela radicalmente poética interpelação que faz aos espectadores/cidadãos/fazedores deste país. Poder recebê-lo no TCSB e partilhá-lo com o nosso público lembra-nos de como faz sentido, numa História que patina, continuar a fazer e a oferecer teatro.

O Prémio Europa Novas Realidades Teatrais, que acaba de receber como reconhecimento pela originalidade e consistência do seu percurso artístico, é apenas o mais recente sinal da importância do Teatro Meridional no teatro europeu e lusófono. Ao longo da quarta residência artística que organizamos, vamos ter oportunidade de conhecer de perto esse percurso. Para além de “1974”, o programa reserva-nos um outro momento muito especial: o justamente celebrado “Contos em Viagem – Cabo Verde”. E, ainda, o recital de poesia de Natália Luíza, um workshop, debates, exposições e documentários.

"1974" Teatro Meridional | Fotografia de Susana Paiva

Num trimestre marcado pela incerteza quanto ao futuro (só daqui a um ou dois meses saberemos com exactidão os efeitos dos cortes anunciados pelo Ministério da Cultura para 2011), a programação do TCSB parece desafiar a crise. Os regressos da Companhia de Teatro de Braga (com um programa que inclui dois espectáculos na mesma noite) e do Teatro das Beiras (com um texto de José Sanchis Sinisterra) e a estreia de “BCC”, o novo espectáculo da Marionet, asseguram, com o Meridional, uma oferta muito diversificada do teatro que actualmente se faz em Portugal.

Angelica Liddell, que o Citemor apresentou a Coimbra e ao país há alguns anos e que hoje é um dos nomes mais importantes do teatro espanhol, retoma o ciclo das Jornadas de Dramaturgia Espanhola Contemporânea, programa que se estenderá ao longo de todo o ano, em articulação com a criação artística d’A Escola da Noite. No início de Março, com um programa próprio a anunciar posteriormente, o TCSB volta a ser um dos palcos da Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

A Escola da Noite, Janeiro de 2011

Tags: , , , , , , , ,