O GEFAC e as manifestações da cultura popular: “o momento em que um povo fala lealmente de si”

Uma semana depois do TEUC, é um imenso prazer receber o GEFAC na Cerca de São Bernardo.

“Manhã” estreia na quinta-feira e nós aconselhamos a reserva antecipada de lugares!

As diversas manifestações da cultura popular constituem, por excelência, o momento em que um povo fala lealmente de si, o momento onde um povo se revela na sua maneira de ser própria.
Enraizado nesta consciência, o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) é fundado como Organismo Autónomo da Associação Académica de Coimbra em 1966, tendo desenvolvido desde aí um exaustivo trabalho de recolha, tratamento e divulgação das manifestações tradicionais.

O GEFAC utiliza as manifestações populares numa perspectiva criativa, principalmente nos ajustamentos aos aspectos cénicos, que permitem produzir um espectáculo globalizante, não tanto empenhado em demarcar regiões, mas sim em acentuar o sentir que provocou o aparecimento das manifestações.

Os espectáculos gerais realizados pelo grupo (como “Você está aqui”) são exemplo do tipo de espectáculos que se têm vindo a fazer ao longo de mais de 40 anos de actividade. Realmente, neste esforço de divulgação, o GEFAC já apresentou cerca de 800 espectáculos, quer no país quer no estrangeiro, bem como várias gravações para algumas televisões europeias.

GEFAC, daqui.

 

 

Tags: ,

Comments are closed.