“Novas diretrizes” no Porto entre 27 e 29 de Junho

A Escola da Noite apresenta no Porto, entre 27 e 29 de Junho, o espectáculo “Novas diretrizes em tempos de paz”. Os espectáculos estão em cena de sexta a domingo no Teatro Sá da Bandeira – Sala Estúdio Latino e os bilhetes já estão à venda.

DIR201403_EduardoPinto

Jorge Loureiro e Igor Lebreaud, “Novas Diretrizes em Tempos de Paz” (foto: Eduardo Pinto)

A digressão de “Novas diretrizes em tempos de paz”, que anda na estrada há mais de um ano e já passou por Luanda, Rio de Janeiro, Galiza e várias cidades portuguesas, chega agora ao Estúdio Latino, no Porto, para uma mini-temporada de três sessões, entre 27 e 29 de Junho (sexta e sábado às 21h30 e domingo às 16h00).
“Novas diretrizes em tempos de paz”, do dramaturgo brasileiro Bosco Brasil, passa-se em 1945, quando a II Guerra Mundial está perto do fim. Clausewitz é um emigrante polaco, que tenta recomeçar a sua vida no Brasil. No porto do Rio de Janeiro, depara-se com o oficial da alfândega, Segismundo, que desconfia das suas intenções e se recusa a permitir-lhe a entrada no país. À medida que as personagens vão confrontando as suas próprias memórias, descobrimos que o polaco, que inicialmente se apresenta como agricultor, é afinal um actor que considera que “não há lugar para o teatro depois desta guerra”.
Numa altura em que às tragédias humanitárias sistematicamente ocorridas na costa mediterrânica se vêm juntar crescentes restrições à mobilidade interna e volta aumentar o discurso xenófobo em grande parte dos países europeus, o tema da imigração e dos refugiados de guerra mantém-se muito mais actual do que gostaríamos. O espectáculo oferece, além disso, uma pujante e comovente metáfora sobre o lugar do teatro e da arte em geral nas nossas vidas, a partir de uma conhecida peça “de um autor espanhol”.

DIR201401_EduardoPinto

Igor Lebreaud e Jorge Loureiro, “Novas Diretrizes em Tempos de Paz” (foto: Eduardo Pinto)

O espectáculo é a 59ª produção d’A Escola da Noite e estreou em Janeiro de 2013, com a presença do autor. Apresenta-se em 2014 com um novo elenco: a Igor Lebreaud (Clausewitz) junta-se agora o actor Jorge Loureiro, no papel de Segismundo, sob a direcção de António Augusto Barros.
A temporada marca o regresso da companhia ao Porto, onde não se apresenta há 14 anos. Os bilhetes podem ser adquiridos através da ticketline ou reservados pelos telefones 239 718 238 / 966 302 488 e levantados no local, uma hora antes da hora do espectáculo.

Novas diretrizes em tempos de paz
de Bosco Brasil
pel’A Escola da Noite
texto Bosco Brasil encenação António Augusto Barros elenco Igor Lebreaud e Jorge Loureiro figurinos e imagem gráfica Ana Rosa Assunção luz Danilo Pinto som Zé Diogo